- O Poço 2: O que há por trás da estrutura social injusta? - 8 de novembro de 2024
- O Impacto das novas tecnologias na sala de aula e a transformação do ensino - 4 de outubro de 2024
- A mídia e o seu Poder Invisível: como a cobertura jornalística influencia opiniões e afeta vidas - 12 de setembro de 2024
Visando entender esses avanços de forma mais clara, o LN questionou o professor universitário, pesquisador, designer gráfico e jornalista, Vinicius Luz.
Questionado sobre a integração da tecnologia na educação atual, ele disse: “A tecnologia é uma ferramenta que contribui com o trabalho docente e agrega possibilidades na prática pedagógica”.
“Relacionado com o avanço das novas tecnologias, percebo que em algumas situações existem algumas resistências, tanto por parte de alunos quanto de professores, para a utilização das novas ferramentas. Contudo, quando assimiladas, contribuem e tornam-se indispensáveis na relação ensino-aprendizagem”. Segundo Vinicius, as resistências ocorrem porque os estudantes acabam não usando ou até mesmo por demorarem a assimilar as tecnologias.
Porém, não são em todos os casos em que essa inteligência proporciona ajuda; às vezes, é capaz de produzir até mesmo atraso no aprendizado.
Em conversa com Rafaella Alves, estudante em ensino médio remoto no Pedro Xavier Teixeira no ano de 2022, ela expressa suas opiniões sobre algumas dessas tecnologias.
“De fato, com o uso da inteligência artificial pegando respostas da internet acabou me atrasando em relação ao meu aprendizado. Entretanto, a inteligência trouxe um ponto positivo durante a pandemia. Os conteúdos que eu não entendia foram esclarecidos através do Chat GPT”, disse Rafaella.