- O Caso Pélicot: Uma década de abusos, segredos revelados e justiça pública - 3 de outubro de 2024
- Vidas pedem socorro e, às vezes, não percebemos - 12 de setembro de 2024
- Junho violeta, mês do combate a violência contra idosos: ‘Muitos deles eram literalmente abandonados lá’ - 10 de junho de 2024
O programa “Meninas de Luz”, do Governo de Goiás e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), oferece amparo a gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade social, com idade até 21 anos.
De acordo com a OVG o acolhimento é feito por uma equipe multiprofissional, com acompanhamento na saúde, atendimento psicológico, odontológico, dentre outros serviços. Todas as ações são desenvolvidas para proporcionar conhecimento às jovens para que elas possam ter uma gestação mais saudável e tranquila e aprendam a cuidar do filho.
O programa oferece oportunidades de cursos de qualificação profissional, aulas de música e informática básica, robótica e oficinas de culinária, corte e costura que estimulam a criatividade e despertam o espírito empreendedor.
Segundo a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), a primeira-dama Gracinha Caiado, o Governo de Goiás tem a missão de acolher as gestantes de forma humanizada. O projeto presta assistência social, psicológica, odontológica e dá oportunidades de um futuro melhor para mãe e criança, declarou em entrevista à agencia Cora Coralina.
No ano passado , o Meninas de Luz atendeu, na capital, uma média mensal de 142 gestantes e puérperas. O programa doou 250 kits de enxovais para bebê, inclusive com banheira, em Goiânia e Região Metropolitana.
O Meninas de Luz também fez o repasse de 462 filtros de barro, 300 cestas de hortifruiti, 500 pacotes do Mix do bem e 586 unidades de absorventes íntimos, de acordo com os dados oferecidos pela agencia Cora Coralina.