Tempo de leitura: 5 min
Gabriel Maranha

O centro de Goiânia foi um dos primeiros bairros da cidade, a parte central do municipio foi um marco em questão de turismo e na arquitetura. De alguns anos para cá, o centro da cidade tem se tornado vazio e esquecido pela população goiana nas últimas décadas. O centro de Goiânia começou a perder seu destaque na cidade por vários fatores que contribuíram para esse abandono da parte central de Goiânia . O crescimento urbano levou ao surgimento de novos centros comerciais e aumento de bairros residenciais nos arredores da cidade, desviando o fluxo de pessoas e negócios do centro.

O centro de Goiânia é um dos marcos de referência arquitetônico do nosso país que tem virado pauta de estudos em outros estados, como, por exemplo, a Universidade Federal da Bahia, que fez um estudo da configuração central de Goiânia, mostrando a importância do centro da cidade.

O núcleo central de Goiânia foi projetado pelo urbanista Attílio Corrêa Lima, em 1933. O desenho da malha urbana recebeu influências dos traçados de Versailles, Karlsrure e Washington, onde predominava o efeito monumental e absolutista, que se traduzia num urbanismo barroco. O traço comum dessas cidades é o asterisco, ou seja, a convergência de diversas vias de circulação sobre uma praça. A cidade foi construída a partir da Praça Cívica, ponto de convergência das principais avenidas da cidade: Av. Goiás, Av. Araguaia e Av. Tocantins.

Universidade federal da Bahia-Leyla Elena Láscar Alarcón/arquiteta e urbanista e Frederico de Holanda /

Hoje, ao caminhar pelas ruas do centro de Goiânia, é difícil não notar o vazio que há no ambiente. Muitas lojas fecharam suas portas, deixando para trás fachadas cobertas de poeira e janelas vazias. Os prédios históricos, que um dia foram o orgulho da cidade, agora lutam contra o abandono e a negligência.

O prefeito Rogerio Cruz (Solidariedade) está realizando o projeto Centraliza, que tem como objetivo trazer o esplendor para o centro da nossa cidade. A iniciativa CENTRALIZA “centro vivo para todos” está na sua terceira edição, que aconteceu no dia 27 de maio. O evento contou com diversas atrações para o público e o ponto alto foi uma corrida entre mães e filhos para comemorar o mês das mães, que trouxe o movimento para o centro. Segundo a Secretaria Municipal dos Esportes, o evento teve mais de 300 inscrições, unindo mãe e filho para uma corrida de revezamento.

3ª edição do Centraliza. Foto: Gabriel Rocha

O Centraliza é um projeto de longo prazo que promete elevar o centro ao maior ponto de referência da cidade novamente. Em nota a essa reportagem, a Secretaria Municipal dos Esportes relata a importância de levar diversas modalidades esportivas para a região e como isso pode ajudar no aumento de pessoas no centro de Goiânia.

O esporte traz muito movimento, desde as pessoas que vão participar até as que estão lá somente para assistir. Na segunda edição, a Secretaria Municipal dos Esportes esteve realizando um pedal em que tivemos mais de 700 inscritos unidos na Av.-Goias para pedalar 15 km por Goiânia aonde passamos por diversos lugares icónicos do município. E na terceira edição, tivemos uma corrida de revezamentos com mais de 300 pessoas unidas no centro. Esses eventos trazem o movimento para o centro e ajudam o comércio local e em breve teremos a próxima edição.

Secretaria Municipal do Esporte

A corrida das mães teve um grande público e a ideia de realizar atividades, esportiva na avenida Goiás agradou a todos no local e as mães que participaram estão ansiosas para a próxima corrida. A participante Bruna Caroline relatou sobre sua experiência com o evento:

O evento foi ótimo e foi uma excelente corrida, e estamos ansiosas para próxima. O evento foi bem inclusivo. Eu corri com minha filha Bela, de 2 anos, e foi ótimo e bom ver o centro movimentado como foi no dia da corrida.

Bruna Caroline-participante da corrida

O público e os comerciantes do local almejam a volta ao centro de Goiânia, pois o local em seu tempo de glória era movimentado.

O centro precisa voltar. Hoje as lojas estão fechando e as ruas têm vários mendigos e eu quero que o local volte a funcionar como antigamente. Eu trabalho no centro e essa falta de movimento prejudica o meu local de trabalho e de todos, pois o povo está com medo de vir andar no centro.

Natanael Genes, dentista em laboratório no centro

O principal objetivo do Centraliza é trazer movimento ao local e requalificar o centro de Goiânia. Esse projeto vai se estender por um grande tempo, que passará da atual gestão, pois na sua primeira votação na Câmara dos Vereadores, foi aprovada para que o projeto Centraliza continue.

Nesta segunda-feira (10), às 18h30, foi marcada uma audiência pública para debater o Projeto Centraliza. A audiência, batizada de “Centraliza para o Povo!”, foi proposta pelos vereadores Aava Santiago (PSDB), Fabrício Rosa (PT) e Paulo Magalhães (UB), e busca envolver diretamente os cidadãos mais afetados, incluindo pessoas em situação de rua, comerciantes informais e ambulantes do Centro na discussão sobre as mudanças do bairro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *