- Agitações no universo gamer: o que 2025 trouxe até agora - 20 de fevereiro de 2025
- O mito da “censura” online - 18 de fevereiro de 2025
- Praça Cívica completa mais uma década: veja sobre a história e destaques atuais do local - 12 de agosto de 2023

Ano novo, vida nova! 2025 já era um período agitado para o mundo dos games, mesmo antes de seu início. Em dezembro de 2024, diversas empresas forneceram “espiadinhas” em seus projetos para o ano seguinte durante a Game Awards, a maior premiação de videogames do mundo. Em fevereiro, o cenário se atualiza com lançamentos de sucesso inesperado, enquanto ameaças de quedas de gigantes também se fazem presentes.
Avowed e o fantasma de Skyrim
Na terça-feira (18), a comunidade gamer foi agitada pelo lançamento de Avowed. Anunciado em 2020 pela Obsidian Entertainment, o RPG gerou a impressão de que seria uma tentativa da desenvolvedora de criar algo semelhante a The Elder Scrolls V: Skyrim (sucesso imenso que se mantém relevante até hoje, com vendas expressivas mesmo 14 anos após seu lançamento). A equipe de desenvolvimento, no entanto, garantiu nas redes sociais que queria seguir um caminho próprio. Com base no site Metacritic, Avowed recebe críticas majoritariamente favoráveis até o momento, mas já gerou polêmicas online, principalmente relacionadas às comparações com Skyrim.
Fãs de Life is Strange demonstram carinho a Lost Records: Bloom & Rage
Após o fracasso de Life is Strange: Double Exposure, tanto em vendas quanto em críticas, os fãs da franquia demonstram contentamento com a novidade da DontNod (responsável pelo primeiro jogo da série). Lost Records: Bloom & Rage, assim como Avowed, foi lançado na terça-feira desta semana e promete trazer um sopro de ar fresco aos jogos indie. O jogo conta com a mecânica de escolhas, e sua narrativa gira em torno de amigas resolvendo mistérios durante uma viagem de verão. A obra parece estar trazendo de volta os elementos que cativaram os fãs de Life is Strange, mas que foram deixados de lado após a franquia ser transferida para as mãos da desenvolvedora DeckNine.
LOL perde sete milhões de jogadores
De acordo com um relatório do site ActivePlayer.io, o jogo League of Legends, da Riot Games, perdeu mais de sete milhões de jogadores no último mês. A notícia gerou bastante repercussão nas redes sociais, especialmente porque o LOL se manteve entre os jogos mais jogados do mundo nos últimos anos (e ganhou ainda mais jogadores após o lançamento da série Arcane, da Netflix, que se passa no universo do game). Como os dados não foram oficialmente divulgados pela Riot, é difícil usar o relatório como base para entender a situação atual do multiplayer. O fato é que a comunidade tem expressado descontentamento com alguns aspectos, como o fim dos baús Hextech gratuitos, limitando o acesso dos jogadores a algumas recompensas.
Ellie e Joel voltando para o streaming
A HBO anunciou a data de estreia da segunda temporada da série live action de The Last of Us, baseada no jogo homônimo lançado em 2013. A notícia reacendeu discussões em plataformas como o Twitter, onde fãs expressaram sua animação para assistir aos episódios: “Vai mudar vidas”, publicou o perfil Sáficas.com.br. O anúncio, que veio acompanhado dos novos pôsteres promocionais da temporada, também gerou uma série de comentários negativos, em sua maioria reclamando que uma personagem “não é bonita como no jogo”, “não é forte como no jogo”, “não é badass como no jogo”, entre outras críticas. De qualquer forma, seja elogiada ou criticada, a série manterá a comunidade gamer de olho na plataforma de streaming Max quando for lançada no dia 13 de abril.