- Marco Temporal: Impacto para os Povos Indígenas - 11 de agosto de 2023
- Os principais pilotos da História da Fórmula 1 - 11 de julho de 2023
- Ferrari vence as 24 horas de Le Mans após 58 anos - 16 de junho de 2023
Foto por Lince Esportes
Liga Goiana é um evento que fomenta o voleibol goiano
A Liga Goiana de Voleibol será realizada nos finais de semana dos dias 19, 20 e 21 e também 27 e 28 de agosto, em Goiânia. Os jogos são realizados no Colégio Ateneu Salesiano Dom Bosco, Centro de Excelência e Ginásio Rio Vermelho.
Considerada a maior do Brasil e de grande importância para o voleibol do Estado de Goiás, a Liga Goiana é organizada nas categorias feminino e masculino. Com 130 equipes inscritas e cerca de 2300 atletas, a competição é dividida em 6 divisões e ao todo são realizados 254 jogos. No primeiro final de semana do evento são realizados os jogos eliminatórios e, por fim, nos dias 27 e 28 de agosto acontecem as finais, com premiação dos três primeiros colocados de cada divisão.
O evento é aberto ao público e a entrada ocorre por meio da doação de alimentos, que faz parte da iniciativa Lince Solidária. Na segunda etapa da competição, realizada em abril de 2022, a campanha arrecadou aproximadamente 1552 Kg de alimentos (arroz, feijão, macarrão, óleo, leite e outros itens). Além disso, o público que não conseguir presenciar o evento ao vivo, pode acompanhar os jogos online, que são transmitidos por meio do Facebook da Lince Esportes.
Pedro Paulo Canadá, atleta do time Ball School, afirma que considera a Liga extremamente importante, tendo em vista que é a competição com maior número de equipes inscritas no Brasil e isso acaba gerando grande visibilidade para o estado de Goiás. Pedro fala ainda sobre a experiência de participar da Liga Goiana: “Eu me sinto como se tivesse realizando um sonho. A visibilidade do evento é muito importante para as pessoas que estão jogando e isso pode gerar oportunidades para o futuro”.
História da Liga Goiana
Weiber Alonso, organizador do evento, falou um pouco sobre a trajetória da competição:
“Em 2012, com o bum dos grupos de corridas, abrimos nossa empresa para trabalhar em especial com corrida. Ficamos um ano trabalhando. Éramos quatro sócios, eu [Weiber] e o Gustavo (um dos sócios) éramos atletas de vôlei e na época trabalhávamos no Clube de Engenharia. O voleibol adulto não tinha evento e a federação não fomentava o esporte. No segundo semestre de 2013 tivemos a ideia de fazer um torneio no clube e tivemos total apoio por parte desse. O torneio foi um sucesso… tivemos 15 equipes na 1° edição.”, relata.
“Em 2014, fizemos mais duas edições e foi só aumentando o número de equipes. Em 2015, veio à tona a Liga Lince de Voleibol [atual Liga Goiana], onde as equipes participavam o ano todo e agora em um local maior, no clube Sesi Ferreira Pacheco. A competição acontecia em etapas (3 vezes no ano). Em 2016 surgiu a Liga Goiana de Voleibol, que já tinha 3 divisões e acontecia 3 vezes por ano. Em 2017, 4 divisões. Em 2019, 5 divisões. E finalmente, em 2022, após a pandemia, a sexta divisão.”, [complemento]
“A Liga hoje é um dos principais eventos de Voleibol do Brasil. Temos equipes de Minas, Brasília. Atletas de todos os estados do Brasil. Junto a pro vôlei, somos os eventos que fomentam o voleibol goiano.”