- Números de obesidade infantil em Goiás preocupam especialistas - 11 de agosto de 2023
- A população brasileira se encontra mais ansiosa neste primeiro trimestre de 2023 - 7 de julho de 2023
- A 24a Edição do Fica está ocorrendo na cidade de Goiás - 16 de junho de 2023
Ciclovia entre o Setor Universitário e Vila Itatiaia terá 8km e obras iniciam em setembro
A Universidade Federal de Goiás (UFG), juntamente com a Prefeitura de Goiânia e Câmara Municipal, iniciaram um projeto de criação de uma nova ciclovia em Goiânia. Ela terá cerca de 8km e ligará o câmpus Colemar Natal e Silva ao câmpus Samambaia da UFG. A ciclovia tem o início das obras previsto para o mês de setembro.
O projeto em questão está em fase de orçamento e já adaptado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade, que virá por meio de uma emenda parlamentar do vereador Anselmo Pereira destinada à implantação da ciclovia.
O Escritório de Projetos Arquitetônicos da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG vem desenvolvendo o projeto desde 2012 , porém só recentemente o projeto voltou a ser apresentado para representantes da Prefeitura de Goiânia em reuniões com a Secretaria do Governo e Secretaria de Mobilidade, que foram realizadas em junho e julho.
Em nota, o coordenador do Laboratório de Projetos da FAV, Camilo Amaral, diz como foi a elaboração do projeto: ”Com a proposta de uma rota alternativa por ciclovias entre os dois câmpus da UFG, foi realizada uma série de reuniões com a prefeitura e técnicos da então Secretaria de Trânsito para convencer sobre a importância do projeto. Assim, no ano seguinte foi elaborada uma parceria, onde a Prefeitura forneceu um levantamento topográfico detalhado do trecho, e a Reitoria da UFG apoiou o Laboratório de Processos de Projeto da FAV para desenvolver o projeto, que teve a participação de 5 alunos e 4 professores.”
Camilo Amaral também diz que o projeto é uma solução mais barata e viável do que utilizar transportes públicos e carros como meio de transporte, uma vez que o projeto mescla ciclovias e clicofaixas, que garante uma maior economia de recursos.
Ainda sobre o projeto, Jorge William, aluno de Relações Internacionais da UFG e também ciclista, diz que ”esse projeto é maravilhoso pra quem é ciclista! Ainda mais quando o assunto é andar de bicicleta em Goiânia.”