- ‘O Poço 2’: O retorno ao inferno vertical - 6 de novembro de 2024
- Fred Rodrigues: polêmicas e investigações – entenda o caso - 30 de outubro de 2024
- Mulheres na política que transformam a educação - 3 de outubro de 2024
Associação está totalmente ligada à história do bairro Água Branca construindo assim, um projeto para preservação ambiental e área de lazer para os moradores da região
O parque localizado no Bairro Água Branca, na capital de Goiás, recebeu o nome de parque Pedro Saloiman Melo em 2016. Atualmente tem a proteção de uma associação de moradores que luta pela preservação permanente do que constitui uma das maiores áreas verdes em espaço urbano da cidade.
A Associação de Moradores foi fundada em abril de 1987 com o objetivo de atender às demandas do setor recém-formado. “Havia vários problemas estruturais, como falta de prédios públicos, asfalto, rede de saneamento, entre tantos outros; além da luta por moradia digna, que no futuro se tornaria o maior desafio da associação: o nosso parque”, afirmou o diretor da associação, Matheus Rodrigues Dos Santos.
Há em posse da associação e dos moradores essa área de preservação que, anos ante,s era habitada por centenas de famílias que viviam em situação indigna e desafiadora. “Foram mais de 20 anos de luta para conseguirmos que aquelas mais de 500 famílias que ali moravam, pudessem ter moradia digna e pudéssemos lutar pela restauração daquela área verde”, disse Matheus.
O parque ainda não foi finalizado, mas a associação ainda luta pela manutenção e aguarda uma resposta positiva do governo. Em junho deste ano, uma atividade organizada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) permitiu que 200 mudas de árvore fossem plantadas no Parque Água Branca. Mas ainda há necessidade de investir na conclusão do Parque de lazer para os moradores da região.