Tempo de leitura: 1 min
Pedro Paulo Lemes

Em portaria divulgada pela Pró-Reitoria no último dia 06 de maio, a Universidade Federal de Goiás (UFG) abre vagas para estudantes refugiados que queiram fazer parte dos programas de pós-graduação oferecidos pela instituição.

A oferta acontece de forma adicional, sem interferir nos 20% de cotas destinados a pretos, pardos, indígenas e deficientes. Os estudantes refugiados, caso não tenham acesso aos documentos que comprovem sua escolaridade, como por exemplo seu histórico, poderão comprovar sua escolaridade por meio de outras provas previstas na legislação do país, neste caso com dispensa de legalização e tradução juramentada.

Segundo o missionário Fernando Rodallega, diretor da ONG missão sem fronteiras (MASF) é muito importante que as pessoas se interessem pela causa dos refugiados, sendo fundamental que as pessoas em situação de vulnerabilidade recebam esse apoio de Universidades para conseguirem seus estudos e conseguirem se firmar no Brasil. “É muito importante que os refugiados que chegam no estado de Goiás consigam se encontrar como alunos, já que vários deles já estudavam em seus países e quando eles chegam aqui tem um grande desafio de recomeçar em uma nova língua, então poderem se desenvolver em uma instituição como a UFG é sensacional.”, explica.

OBSERVAÇÃO

Até o momento de publicação desta matéria, a pró-reitoria de pós graduação da Universidade não havia respondido o contato de nossa equipe à respeito dos editais e das formas de ingresso que serão utilizadas como processo seletivo para as vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *