- Confira o chaveamento, os confrontos e as análises das quartas de final da Libertadores e Sul-Americana - 11 de agosto de 2023
- Botafogo tem 57,7% de chance de ser campeão brasileiro; Grêmio e Flamengo aparecem na sequência - 7 de julho de 2023
- EUA x Canadá e Croácia x Espanha decidem as finais da Nations League da Concacaf e UEFA; saiba todos os detalhes - 16 de junho de 2023
Depois de longos dois anos de enfrentamento à pandemia de Covid-19, enfim, teremos o retorno de eventos culturais em Goiânia.
O retorno só é possível devido ao avanço da vacinação, junto à queda do número de casos e de mortes causadas por Covid-19. Essa retomada segue uma série de protocolos de segurança, criados pela Prefeitura de Goiânia junto à Secretaria Municipal de Cultura e Saúde. Parte das atrações terão uma quantidade limitada de participantes, onde será obrigatório o uso de máscaras em locais fechados.
Não vão faltar opções para acompanhar essas atrações, celebrações e comemorações culturais. No mês de agosto, por exemplo, teremos a volta do festival de cultura japonesa, o Bon Odori. Shows musicais como Guns N’ Roses e Titãs, estarão em pauta durante o mês de setembro. Além do festival Flamboyant In Concert, que tem eventos realizados até o mês de outubro.
Vale destacar que já tivemos o retorno de alguns eventos culturais, como a Mostra Cultural InterArtes, os festivais Luan City, BBQ Mix e o Festival Internacional de Dança. Além de peças teatrais como Romeu e Julieta e Boys do Roda Grená.
Em entrevista cedida ao site da Prefeitura de Goiânia, o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, afirmou que o retorno das atividades presenciais representa grande alegria, ao possibilitar a promoção da arte em suas diversas manifestações.
Para saber mais sobre a agenda dos eventos culturais da capital, basta acessar o site da Prefeitura de Goiânia, que traz, de forma detalhada, todo o calendário desse ano.
O ALÍVIO DO RETORNO PRESENCIAL
Com a chegada da pandemia de Covid-19 muitas áreas tiveram que se reinventar, e com os eventos culturais não foi diferente.
Para o site da Prefeitura de Goiânia, a diretora do Centro Livre de Artes (CLA), Maria Tereza Musse, contou que transformar, por exemplo, a Mostra Cultural InterArtes em um evento online durante dois anos foi um desafio, até mesmo em transmitir a mesma emoção dos encontros presenciais.
Agora a expectativa é que as coisas possam ir se normalizando, e que a população consiga prestigiar a cultura goiana presencialmente.
COMO AS PESSOAS TRATAM ESSE RETORNO?
Em entrevista cedida para o Lab Notícias, dois alunos da Universidade Federal de Goiás, Hayane Bonfim e Luis Felipe Santos, que costumam frequentar eventos culturais, demonstraram sua opinião acerca desse retorno.
Ambos acreditam que é seguro essa volta, desde que sejam respeitados os devidos protocolos contra a Covid-19.
O único que ressaltou algo adicional foi Luis Felipe, que não se sentiria confortável caso alguns participantes desses eventos descumprissem normas, como ficar sem máscara e não respeitar o distanciamento social. Ele acredita que isso traria muito insegurança, já que ainda estamos enfrentando uma pandemia.
IMPACTO NA ECONOMIA
A Prefeitura de Goiânia promete investir cerca de R$ 8 milhões no setor cultural.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, em entrevista cedida ao site da prefeitura da capital, afirmou que o setor cultural dará a volta por cima e irá proporcionar belas atrações culturais ao povo goiano. Segundo ele, esses eventos vão melhorar a economia e gerar mais empregos para os goianienses.