- ‘Delírio a Dois’: Quando ousadia se torna um tiro no escuro - 1 de novembro de 2024
- O fenômeno da corrida: por que todo mundo está correndo? - 30 de outubro de 2024
- 4 lançamentos sobre diferentes momentos da vida para ler com calma - 3 de outubro de 2024
Após implantação da meia tarifa em terminal regional, consumidores da linha demonstram insatisfação com o novo projeto
O transporte público coletivo em Senador Canedo aderiu à meia tarifa no dia dezessete de setembro, sendo considerado um benefício social no valor de R$2,15. Os usuários de sete linhas alimentadoras da cidade são os beneficiários.
Anteriormente, o valor da passagem era de R$4,30 para transição dentro da cidade. Nos dias atuais o valor para locomover-se dentro de Senador Canedo passou a ser metade do preço. Em primeiro momento serão sete linhas neste sistema (327, 328, 329, 331, 335, 336 e 337).
Funcionamento
Usuários do transporte coletivo dessas sete linhas pagarão o valor de R$ 2,15 para transitar dentro de Senador Canedo, saindo desse princípio o nome Meia Tarifa. No entanto, ao chegar no terminal e caso ele precise pegar outra linha em exceção as sete de curta distância, o valor a ser pago será integral: R$ 4,30.
Anteriormente, ao embarcar em uma das sete linhas, era pago o valor integral para os moradores circularem dentro da própria cidade, com o novo projeto os moradores conseguiram pagar a metade desse valor, como benefício para mais viagens gratuitas, por um período de até 2h30, contando a partir da sua primeira validação, caso a próxima viagem seja de curta duração.
Mudança no embarque
Com início no dia dezessete de setembro, o terminal de Senador Canedo passou a ser aberto, consequentemente na entrada do terminal as catracas não bloqueiam o acesso, sendo possível entrar e sair quando desejado. Os locais de desembarque do veículo continuam no mesmo lugar e os embarques deverão ser realizados pela porta da frente.
A validação da tarifa está sendo realizada na catraca do veículo, causando filas imensas e desentendimentos ao adentrar.
Passageiros
As reclamações dos usuários não se limitam: grande parte da população reclama sobre desinformação e de como o sistema foi implantado, alegando que a mudança foi do dia para noite e sem nenhum a aviso. Cailane Marinho, usuária do transporte coletivo declara: “Estava tudo normal na sexta-feira (16) e no dia seguinte já estava tudo diferente”. Acrescenta dizendo que a falta de preparo dos servidores do terminal dificultam essa mudança.
Os ônibus têm prazo para saírem do terminal e muitos passageiros acabam não conseguindo entrar dentro do veículo, gerando atraso, ônibus saindo quase vazios e muito bate-boca no começo do dia.
Eliane Rodrigues, passageira do transporte, ressalta a importância de organizarem o terminal, explicarem para os passageiros esse novo valor, como pode ser utilizado e a melhor maneira de utilizar esse benefício.
Motoristas
Os motoristas sendo a linha de frente no contato com os passageiros ressaltam suas frustrações com esse novo projeto, sendo eles os que mais ouvem as reclamações. Ressaltam que o benefício meia tarifa não está beneficiando os passageiros, muito menos a empresa — que com essas mudanças disponibilizaram mais quinze trabalhadores para ajudar os usuários.
Vale ressaltar que tentamos contato com a empresa Mobile e com os trabalhadores, porém todas sem sucesso.