- Obesidade infantil no Brasil: desvendando as tendências e impactos através dos dados - 11 de agosto de 2023
- Redução da área florestal do Brasil: impactos aos biomas e ameaça à biodiversidade - 7 de julho de 2023
- Enem 2023: prazo para realizar inscrições termina nesta sexta-feira; confira detalhes - 16 de junho de 2023
Brasil engata a quarta vitória seguida na segunda semana e avança de forma antecipada para as quartas de final da competição. As comandadas por José Roberto Guimarães venceram mais uma vez e garantiram a classificação para a fase mata-mata, restando ainda uma rodada para o fim da sequência de cinco jogos.
A vítima da vez foi a Bélgica, que saiu derrotada de virada por 3 sets a 1, na tarde deste sábado (8). As parciais foram 26/28, 25/17, 25/11 e 25/16 e Tainara foi a maior pontuadora da partida, com 22 pontos.
Boa sequência
A seleção vinha de outras duas vitórias nesta semana. Na quinta-feira, venceram facilmente Porto Rico por 3 sets a 0, com parciais de 25/11, 25/13 e 25,15. Já na sexta-feira, enfrentaram a Holanda em um confronto um pouco mais apertado, mas sem grandes sustos. As brasileiras voltaram a fazer 3 sets a 0 nas donas da casa e as parciais foram de 25/19, 25/19 e 25/20.
O Brasil ocupa a segunda colocação do grupo E, com 23 pontos, atrás apenas da Itália, com 25. Durante toda a competição foram nove jogos, oito vitórias e apenas uma derrota, 25 sets ganhos e oito perdidos.
A equipe volta a entrar em quadra nesta terça-feira (11), contra o Japão, às 15h, horário de Brasília.
Brasil briga pela liderança do ranking mundial
Após as excelentes atuações e bons resultados nas últimas competições – prata nas Olimpíadas de Tóquio 2021, vice campeã da Liga das Nações este ano e também no Mundial – a seleção brasileira subiu e agora briga pela liderança do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Após os primeiros jogos dessa semana, o Brasil tinha chegado a ser líder do ranking, depois de ultrapassar os EUA, mas foi superado pela Itália. Separados por apenas um ponto, ocupam a segunda e primeira colocação respectivamente.
Essa classificação é importante para a definição das vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ela é dada a partir dos resultados de cada partida realizada, pela dificuldade dos adversários e quantidade de sets ganhos.
Atualmente o top 5 de seleções femininas são: Itália, seguida pelo Brasil, Sérvia, Estados Unidos e China. Já o ranking masculino conta com: Polônia, Itália, França, Brasil e Rússia.
Foto em destaque: CBV/Twitter
Esse texto foi produzido pela equipe da Arquibancada, de autoria de Júlia Laiany e revisão de Tayná Freitas.
[…] Brasil mantém invencibilidade e avança para as quartas do Mundial de Vôlei Feminino – 10 de outubro de 2022 […]