A Internacionalização na UFG

A cada dia que se passa, a procura por intercâmbios dentro da Universidade, cresce cada vez mais.
jan 20, 2023
Tempo de leitura: 5 min

A globalização e a corrente de informações que recebemos todos os dias, são  responsáveis por proporcionar autonomia e criatividade no meio acadêmico. 

Segundo Rudzki (1998, p. 16),  a internacionalização universitária é “um processo de mudança organizacional, inovação curricular, desenvolvimento de pessoal e mobilidade estudantil com o objetivo de alcançar a excelência no ensino, pesquisa e outras atividades que as universidades realizam como parte de sua função.”

Sendo assim, a ideia da internacionalização no ensino superior é bastante importante, pois ela traz a oportunidade do aluno de receber experiências enriquecedoras, e favorece a compreensão mútua entre os povos e então diminuir as barreiras linguísticas existentes.

COMO É A INTERNACIONALIZAÇÃO NA UFG?

Dentro da própria UFG, existe a Secretária de Relações Internacionais (SRI), que tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica local, nacional e estrangeira para o aprimoramento de experiências científicas e culturais de estudantes, docentes e técnico-administrativos.

QUAL A FUNÇÃO DA SRI?

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI), tem como objetivo, promover e mediar a internacionalização na UFG como um indicador da excelência institucional

QUEM PODE PARTICIPAR?

  • Alunos que estejam matriculados regularmente em um curso de graduação da UFG e não podem ter matrícula trancada.
  • Ter integralizado, no mínimo, 20% da carga horária em disciplinas do curso, sem ter colado grau.
  • Ter um bom rendimento acadêmico.
  • Ter um Plano de Trabalho aprovado pela Coordenadoria de Curso, que contenha informações circunstanciadas sobre as atividades acadêmicas a serem desenvolvidas na instituição anfitriã, incluindo as disciplinas a serem cursadas.
  •  Demonstrar conhecimento da língua em que as atividades acadêmicas serão realizadas.
  • Preencher um formulário, a ser fornecido pela CAI.
  • Após receber a carta de aceitação, comprovar a contratação de seguro de saúde de cobertura ampla, vigente por todo o período de intercâmbio.
  • Fornecer declaração de que tem como arcar com os gastos decorrentes do intercâmbio, exceto quando for concedida bolsa de estudos.

QUAIS OS EMPECILHOS PARA PROMOVER A INTERNACIONALIZAÇÃO? 

Segundo o secretário de relações internacionais do SRI, Francisco Figueiredo, existe a previsão de elaborar novas normativas, customizar os sistemas da UFG, ampliar a divulgação de ações de internacionalização e sistematizar as políticas linguísticas da universidade.

Por meio do projeto, até mesmo as páginas on-line das Unidades Acadêmicas (UA) da universidade foram trabalhadas, contando com tradução automática para inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e mandarim.

Foi criada também a plataforma Analisa UFG, que mostra dados em constante atualização sobre o andamento do processo de internacionalização, quantidade de estudantes intercambistas e de quais países vieram.

CURSOS QUE MAIS PROCURAM INTERCÂMBIO NA UFG

Os cursos que mais têm procura para intercâmbio são Ensino de Biologia, Agronomia, Medicina Veterinária, Letras Espanhol, Odontologia, Administração e Comunicação Social. Os dados foram retirados do site https://analisa.ufg.br/p/39619-internacionalizacao .

DEPOIMENTOS DE ESTUDANTES

Nome: Aquila Silva Levindo, curso: Engenharia Ambiental e Sanitária, destino: Estados Unidos

“A busca por novas tecnologias, novas culturas e novas experiências profissionais me motivaram a estudar no exterior. Dessa experiência o que mais me chamou atenção e que eu mais gostei foi a diversidade cultural presente em um país como os Estados Unidos. O contato com várias culturas falando uma só língua, a facilidade para ir e vir e as tecnologias implementadas pelas universidades norte-americanas foram sem dúvida o conjunto de melhor parte do intercâmbio. Para os estudantes que têm interesse na mobilidade acadêmica digo que se a oportunidade aparecer na sua vida, jamais deixe-a passar. É uma experiência incrível, única e que muda a sua vida, o seu modo de ver o mundo e suas ambições como pessoa e profissional.”

Nome: Camila Cristina de Oliveira Alves, curso: biomedicina, destino: Cambridge, Inglaterra

“Minha motivação foi a de aprender e aprofundar meus conhecimentos acadêmicos e científicos, agregar valor e experiência ao meu currículo e aprimorar o meu inglês. Além da oportunidade de conhecer novos pesquisadores e fazer contatos para um futuro projeto.O que mais gostei foi conviver com pessoas de diferentes nacionalidades, conhecer pesquisadores e professores da universidade, e visitar lugares incríveis. A experiência de uma nova abordagem de estudo foi muito proveitosa, tive que escrever vários trabalhos e criar o hábito de estudar e aprender as coisas por conta própria. Minha experiência no estagio de verão no laboratório de microbiologia ampliou meus conhecimentos na área e tive a oportunidade de praticar vários procedimentos de pesquisa que não conhecia. Eu encorajo todos os estudantes a estudar no exterior, é uma experiência maravilhosa que agrega muito conhecimento, tanto para a vida profissional quanto pessoal. Aconselho estudar/praticar o inglês o quanto antes, já que todos nós vamos precisar um dia e independente do país que você deseja ir o inglês irá te auxiliar.”

Coordenação SRI, Foto: site SRI UFG

Estão abertas as inscrições do Programa de Mobilidade Internacional da UFG. Este programa, os alunos selecionados poderão estudar no exterior entre os semestres de 2023.2 ou 2024.1, com vagas disponíveis para instituições em 24 países. Acesse o site https://www.sri.uff.br/edital/ para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *