- A trajetória do Goiás na Copinha 2023 - 17 de fevereiro de 2023
- ‘A gente sofre preconceito quando é mais jovem’: Lucilio Macedo comenta sobre o início na carreira de jornalista - 6 de fevereiro de 2023
- A Internacionalização na UFG - 20 de janeiro de 2023
Foto: Rosiron Rodrigues/GEC
O Goiás, jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida como a Copinha, destinada para atletas sub-20 de todos os clubes, independente das séries. A competição é realizada no estado Paulista e seu início foi no começo de Janeiro, pela fase de grupos, na qual o time esmeraldino ficou em primeiro lugar, do grupo 13, com 7 pontos e uma só derrota.
Troca de treinador
A preparação do Goiás começou no ano passado, com o fim da temporada 2022, no mês de novembro, com o anúncio da saída do ex-treinador de base, Célio Lúcio. Segundo o novo diretor de base do Goiás, Eduardo Pinheiro, o sub-20 não estava tendo tanta evolução, como estava o sub-17 e sem uma evolução, o time não desenvolve.
O treinador Mário Henrique, que treinava a equipe do sub-17 do time esmeraldino, assumiu essa missão para treinar o sub-20 para a Copinha. Ele acabou tendo pouco tempo para treinar os garotos, tendo em vista que tinha só dois meses, antes da estreia do Goiás, na Copinha, no dia 03 de janeiro de 2023.
“Ele é um cara muito dedicado, um cara que é muito experiente também. Já passou por muitos times profissionais e acabou que a gente comprou a ideia dele e a gente fez uma campanha muito maravilhosa na copinha.” – Comenta o goleiro José Vitor, conhecido como “Catula” , sobre o novo treinador.
Goiás na competição
O Goiás passou para a segunda rodada da competição, e ganhou do Porto Vitória por um a zero. O verdinho foi o único time goiano que conseguiu passar da segunda rodada, para a terceira. O Vila Nova, que perdeu no tempo normal para o Água Santa por dois a zero, e o Atlético GO, que empatou com o Juazeirense no tempo normal, e foi para os pênaltis onde perdeu de quatro a dois, foram eliminados da competição.
Foto: Rosiron Rodrigues/GEC
Já na terceira rodada, o verdinho bateu o Fluminense, por dois a um. Nas oitavas de final, pegou o Novorizontino e ganhou de goleada, por quatro a um. Nas quartas de final, venceu por um a zero, o time do Sport e avançou para a semifinal, onde pegou o Palmeiras.
O time esmeraldino ficou pelo caminho, perdendo por dois a um, contra o Palmeiras, dentro do Allianz Parque, casa do Porco. Porém, o Goiás não pode contar com seu melhor jogador Pedrinho, que saiu lesionado do último jogo.
Ainda assim, essa foi a segunda melhor campanha do Goiás, ficando em terceiro lugar, atrás somente do vice-campeonato em 2013, quando o verdinho perdeu a final para o Santos.
Destaques do Goiás na Copinha
Dessa forma, os jogadores do Goiás tiveram bastante destaques, como o goleiro Catula, que foi um dos menos vazados da competição. E o jogador Pedrinho, que ficou em 10 lugar, no ranking dos artilheiros da copinha, com 5 gols e 1 assistência.
“E sobre minha campanha também, foi muito gratificante, é um trabalho muito bom com o professor Ítalo (preparador de goleiro) que a gente fez durante esse tempo todo e é em conjunto, a gente está ali é um grupo em conjunto a gente está trabalhando todo dia e todo mundo comprou a ideia do professor, todo mundo se dedicou teve compromisso com o trabalho e acabou que a gente foi longe na copinha. Acabamos nos destacando, ficando em terceiro lugar. E a importância do Ítalo, ele é um preparador fenomenal, é um cara muito experiente também depois que ele chegou no Goiás eu estou evoluindo em muita coisa mesmo que eu não tenha evoluído há muito tempo. – Catula, goleiro do Goiás, comenta sobre seu desempenho na Copinha.