- Dia do Patrimônio Histórico: Entenda como funciona a preservação da memória de um povo - 11 de agosto de 2023
- Pobreza Menstrual no Brasil: o caminho para a garantia de dignidade - 7 de julho de 2023
- Valorant Masters 2023: LOUD estreia nos playoffs com derrota - 16 de junho de 2023
Na última quarta-feira (08), o Inep disponibilizou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A prova é dividida em quatro áreas do conhecimento — linguagens e códigos; ciências humanas; ciências da natureza; matemática — além de cobrar uma redação no modelo de dissertação argumentativa. A avaliação é a forma mais comum parar entrar em uma universidade pública no Brasil, e a inscrição para as instituições é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).
“Quero medicina veterinária, estou bem ansiosa e muito nervosa. As notas do Sisu têm aumentado gradativamente de uns anos para cá, então fica difícil manter as expectativas altas. Mas com fé em Deus tudo vai se ajeitando.”
Esther Fonseca é vestibulanda em Minas Gerais.
Como funciona o SISU?
Os estudantes que fizeram o ENEM em 2022 podem se inscrever através do site do SISU. Ao acessar o portal, o candidato pode escolher até duas vagas nas instituições que usam o sistema. As inscrições ficam abertas até o dia 24 de fevereiro, e podem ser alteradas durante todo o processo.
As inscrições são gratuitas! Além disso, os candidatos aprovados irão cursar o Ensino Superior sem pagar nada, pois as universidades participantes do sistema são públicas.
Ao fim do processo, o SISU irá selecionar os candidatos com maiores pontuações para preencher as vagas em cada curso. Caso você não tenha sido aprovado, não precisa de desespero! Cada universidade disponibiliza uma lista de espera com chamadas subsequentes, que são realizadas até que todas as vagas sejam preenchidas.
Os participantes devem estar atentos à documentação necessária e às datas de matrícula. Essas informações ficam disponíveis tanto no site do SISU, quanto no site institucional de cada uma das universidades participantes. Interessados em ingressar na UFG devem acessar esse site.
Ao se candidatar, o estudante pode concorrer em ampla concorrência ou como cotista. É importante estar atento aos critérios para cada cota, caso o candidato seja aprovado, mas não se enquadre nas regras, ele correrá o risco de perder sua vaga.
A primeira chamada regular acontecerá no dia 28 de fevereiro.
O Sonho do Ensino Superior
Mayara Gonçalves é estudante de fisioterapia na UNIFESP. A estudante fez o ENEM em 2021, ingressando na universidade no ano seguinte, e contou um pouco sobre sua experiência durante o processo seletivo.
Lab Notícias: Como foi para você o processo de entrada pelo SISU?
Mayara Gonçalves: O SISU em si é sempre agonizante, na verdade. Acho que todo mundo fica ansioso enquanto espera e comigo não foi diferente. Eu não entrei na primeira chamada, então ainda tive esse acréscimo no nervoso, mas é muito gratificante hoje em dia estudar onde sempre sonhei.
Teve dificuldade para entender como funcionava o sistema?
Na verdade, não! Acho que hoje em dia o site é bem mais autoexplicativo do que era alguns anos atrás, o maior problema é exclusivamente o longo fluxo de pessoas ao mesmo tempo (no site), que sempre acaba caindo ou demorando a abrir.
Algum conselho para quem vai tentar ingressar em uma universidade em 2023?
Paciência é a chave! A ansiedade sempre vai tentar nos consumir, então é importante que mantenhamos a calma para aproveitarmos o máximo do processo. Esse nervoso vale a pena pela gratificação de ser aprovado!
Algumas dicas para novos candidatos:
1- A cada 12 horas, é liberada a parcial do SISU. Dessa forma, o candidato consegue saber sua posição em relação ao número de vagas, a nota de corte da modalidade em que está inscrito e sua chance de ser aprovado ou não.
2- Alguns perfis na internet oferecem dicas para quem está tentando ingressar em uma universidade pela primeira vez, são eles:
Professor Rafael Duarte (Instagram e YouTube)
Gabi Souza (YouTube)
Sarah Schollmeier (Instagram e YouTube)
3- Sem pânico! A maioria das universidades chega em até cinco chamadas subsequentes, não precisa desistir na primeira.
[…] Quer entender mais sobre o SISU? Clique AQUI […]