Tempo de leitura: 3 min

O cinema nem sempre foi inclusivo para grupos socialmente marginalizados, sejam mulheres, não-brancos, LGBTQIA+ ou pessoas com deficiência. Nos últimos anos, a indústria cinematográfica tem se aberto cada vez mais para contar histórias que antes não tinham espaço ou visibilidade.

Em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, data escolhida em alusão à trissomia do cromossomo 21 e oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Correio Cultural separou alguns filmes que dão protagonismo a essas pessoas.

An Irish Goodbye

Vencedor do Oscar de “Melhor Curta-Metragem” em 2023, An Irish Goodbye (Um Adeus Irlandês, em tradução livre) aborda o luto e laços familiares de uma forma tocante e bem-humorada. Após o falecimento de sua mãe, os irmãos Lorcan (James Martin) e Turlough (Seamus O’Hara) se reencontram, mas não concordam sobre como será a vida deles nesse novo cenário. Embora tenham suas desavenças, com a insistência de Lorcan, os dois se juntam para realizar a lista das 100 coisas que a mãe desejava fazer antes de morrer. Além da premissa emocionante, a química entre os atores foi essencial para consolidar o premiado curta.

Colegas

Uma carta de amor ao cinema, Colegas conta a história dos amigos Stalone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pokk) e Márcio (Breno Viola). Movidos pela vontade de realizar seus sonhos, os três fogem do instituto onde moram e embarcam em aventuras no maior estilo Thelma & Louise. De forma divertida, os personagens têm que lidar com os desafios que encontram em seu caminho e viram verdadeiros fugitivos com direito a momentos de ação. O filme é dirigido por Marcelo Galvão e tem a participação de Lima Duarte e Marco Luque. Está disponível no serviço de streaming Netflix.

O Falcão Manteiga de Amendoim

O Falcão Manteiga de Amendoim (The Peanut Butter Falcon), interpretado por Zack Gottsagen, é o nome de lutador do jovem Zac. O garoto sonha em poder participar de uma escola de luta livre e está disposto a fugir para conquistar o que deseja. Durante sua jornada, ele conhece o fora da lei Tyler (Shia LaBeouf), que decide ajudá-lo. A dupla acaba formando uma bela amizade e, posteriormente, a enfermeira Eleanor (Dakota Johnson) também se junta na missão. O ator Zack Gottsagen ganhou o prêmio de “estrela em ascensão” no Palm Springs International Film Festival pela sua performance no longa e se consagrou como a primeira pessoa com síndrome de Down a apresentar o Oscar.

Esse texto foi produzido pela equipe do Correio Cultural, de autoria de Hayane Bonfim e revisão de João Vitor Pimentel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *