- Marco Temporal: Impacto para os Povos Indígenas - 11 de agosto de 2023
- Os principais pilotos da História da Fórmula 1 - 11 de julho de 2023
- Ferrari vence as 24 horas de Le Mans após 58 anos - 16 de junho de 2023
O trio da BTZ Motorsport, formado por Gaetano Di Mauro, Guilherme Bottura e Gustavo Kiryla, apresentou um bom ritmo de corrida e muita consistência na prova válida pela segunda etapa da Império Endurance Brasil. Os pilotos da BTZ, que na temporada de 2022 venceram as duas provas realizadas no Autódromo Internacional Ayrton Senna, conquistaram mais uma vitória em Goiânia nesse sábado (06).
“Goiânia é uma pista que a gente tem tido muitos resultados bons. A gente ganhou as duas vezes aqui no ano passado, as duas corridas que tiveram. Nosso carro é super competitivo. Esse ano tá um pouco diferente o regulamento, a gente tem uma diferença maior entre os carros da categoria P1. Nosso carro tá mais lento do que era ano passado e os outros carros mais rápidos e tá complicando um pouco a nossa performance para a corrida, mas acredito que a gente vai fazer um bom trabalho. A gente tem um reforço maior, que é o Gustavo Kiryla no time. Então, vamos estar super competitivos para fazer os stints e vamos ir buscar essa vitória” afirmou Gaetano Di Mauro em entrevista.
O primeiro stint das 4 horas de Goiânia foi conduzido por Gaetano Di Mauro. O piloto, da Ligier #117, largou em sétimo (7º) lugar e, em uma excelente largada, ganhou quatro posições, assumindo, então a terceira colocação na prova.
Após pouco mais de 10 minutos de prova o piloto do Safety Car, Preto Fincato, foi acionado em virtude de problemas no carro de Pedro Queirolo (JLM Racing). No momento de entrada do Safety Car, Gaetano ocupava a segunda colocação. Com a relargada o piloto assumiu a ponta da corrida e guiou o pelotão até o fim do primeiro stint e abertura da Janela de Pit Stop.
As janelas de parada, que antes tinham duração de 10 minutos, passaram a ter uma duração de 35 minutos na temporada de 2023 da Império, possibilitando uma amplitude de estratégias maior. Com pouco mais de 1 hora de duração de prova, Gaetano levou o carro para os boxes, próximo ao fim da janela de parada.
Guilherme Bottura assumiu o comando da Ligier no segundo stint de corrida. Após a parada, Bottura voltou para a pista, faltando pouco menos de 2 horas e 40 minutos para o fim da corrida, com 53 voltas completadas, ainda na primeira colocação.
O segundo stint foi marcado por uma disputa entre os três primeiros colocados. Na volta 61, Guilherme foi ultrapassado pelo protótipo #99 (AJR de Rodrigues, Romera e Rimbano) e pelo protótipo #11 (AJR de Padron, Ohashi e Gama). A segunda janela de parada nos boxes já estava aberta na volta 79, faltando aproximadamente 2h para o fim da prova. Na volta 86, Guilherme Bottura conduziu o carro aos boxes.
Gustavo Kiryla, que fez a sua estreia na equipe GTZ Motorsport na Etapa de Goiânia, foi o responsável por conduzir o carro no terceiro stint. Manteve um ritmo constante e ficou em segundo lugar, após a AJR #11 ter um problema no carro. Com a última janela obrigatória, Kiryla foi para os boxes faltando cerca de 40 minutos para o fim das 4 horas de Goiânia.
Gaetano Di Mauro voltou ao carro para o último stint, na volta 131, atrás da AJR #99. O piloto estava 40 segundos atrás do primeiro colocado e tirou a diferença volta a volta para conquistar a vitória. Na volta 133, chegou a tirar 3 segundos da diferença e em média era 2 segundos mais rápido por volta. Gaetano Di Mauro não enfrentou grandes dificuldades para realizar a ultrapassagem e ser o primeiro a ver a bandeira quadriculada em Goiânia.
“A equipe já tinha um bom histórico aqui em Goiânia. Eles venceram já duas vezes aqui em Goiânia e eu estava muito confiante. A gente não tinha um ritmo de classificação, mas nosso ritmo de corrida era muito bom. O Gai [Gaetano Di Mauro] e o Gui [Guilherme Bottura] são ótimos pilotos. Na verdade, eu sempre quis dividir um carro com o Gaie o Gui também. Só tem a agradecera ele pelo convite. Tô muito feliz. A BTZ merece muito essa vitória e estrear com eles com vitória foi muito legal para mim. Sair daqui com o troféu de primeiro lugar tá sendo um sonho, então muito legal”, afirmou Gustavo Kiryla.