- Brasil no comércio exterior: a corrida para se manter competitivo - 28 de outubro de 2024
- Inscrições do TrilhaTech 2024 prorrogadas até 9 de maio - 3 de maio de 2024
- Brazilian Storm: o fenômeno que domina o surfe mundial - 11 de agosto de 2023
Entre os dias 21 e 22 de julho irá ocorrer em Brasília um evento de Simulação da União Europeia no Brasil (SUEB), organizado pela Delegação da União Europeia no Brasil e pelo Instituto de Relações Internacionais da UnB. Dentre 24 estados foram selecionados 27 candidatos para cada Estado da UE, e Jorge Willian Ferreira Gonçalves, estudante de Relações Internacionais da UFG, foi um dos escolhidos.
A seleção foi feita por meio de envio de um currículo de simulação, junto a uma carta de intenções. Com o sorteio de países a serem representados, Jorge será o delegado encarregado de representar a Suécia, indo viajar para Brasília com todos os custos arcados pela União Europeia.
Uma simulação é como diz o nome: os participantes simulam comitês de algum órgão ou organização internacional, seja a ONU, o G20, e a União Europeia, como é o caso. Para esta edição do evento, o tema é “Resposta da União Europeia às ameaças à paz e segurança“.
Jorge se mostrou interessado a participar da simulação devido ao tema, já conhecendo a SUEB por meio de uma veterana, também estudante de Relações Internacionais na UFG, que participou em outro ano. O estudante diz ter ficado muito alegre com a notícia que passou.
Foi um momento de muita alegria! É um evento de imenso prestígio para a área de Relações Internacionais e ter sido selecionado dentre milhares de candidatos no Brasil inteiro tornou isso ainda mais especial!
A professora de Relações Internacionais da UFG, Laís Thomaz, afirmou que “as simulações podem preparar o estudante a desenvolver habilidades de comunicação e negociação que são extremamente importantes nesta área”. A acadêmica também é secretária de Relações Internacionais da Universidade, enquanto coordena o projeto Cátedra Jean Monnet, voltado para desenvolver integração e compartilhar conhecimentos sobre assuntos referentes à UE e ao papel da Europa no globo.
Para o evento, todos os participantes devem se imergir no conhecimento de cada um dos países que devem representar, e para isso, a SUEB forneceu materiais para cada delegado, porém Jorge está indo um pouco além para poder representar bem a Suécia na simulação.
Também estou me preparando com o auxílio de materiais e documentos do próprio governo sueco, o que tem incluído o desbravamento de um mundo ainda novo para mim que é a língua sueca. Apesar da maioria dos documentos estarem em língua inglesa, tem sido inevitável o contato com o sueco, que me deixa fascinado.
Afirmou o delegado.
E, em concordância com a professora Laís, o estudante interessado em pesquisa sobre o Leste Europeu, afirmou que participar de simulações são importantes, se mostrando animado e esperançoso com a experiência que terá em julho.
“Creio que a SUEB contribuirá ainda mais com a minha carreira! Além de termos um contato prático com o mundo diplomático, as simulações são um ambiente de negociações, o que significa ceder e cooperar em vários momentos para que o objetivo do comitê seja atingido, então é uma oportunidade maravilhosa para fazermos networking, desenvolvermos habilidades interpessoais e aprendermos sobre novos países e temas”, relatou Jorge.
Para acompanhar mais sobre a simulação, fique ligado no Instagram da SUEB, @simulacaouebrasil.