Tempo de leitura: 4 min

A maior feira de mulheres do Brasil — a Feira das Minas — lidera o chamado Arraiá das Minas, um típico arraial junino, mas com um diferencial: totalmente estruturado e constituído por mulheres locais, inclusive o grupo de expositoras. Anna Huguenin, a Social Media da Feira das Minas, explica que o público terá acesso a uma programação tradicional, repleta de comidas típicas, pescaria, bingo, apresentação de quadrilha, show de forró e premiação para a melhor dupla de dança.

A seleção das expositoras no Arraiá das Minas foi feita pelo site da feira, separada por categorias e cada uma delas tem um número limitado de vagas. No momento, ainda são aceitas novas inscrições para preencher a lista de espera para vagas remanescentes. Além disso, vale ressaltar que as interessadas em expor seus produtos e mercadorias devem ler os Termos e Condições Gerais da Feira das Minas.

Anna destaca a importância do grupo de trabalho voluntário e ressalta que a Feira das Minas está sempre disponível para receber novas ajudantes, tanto na preparação do arraial como nas atividades cotidianas da feira. Aquelas que desejam fazer parte do corpo de voluntárias devem participar do grupo destinado a elas no WhatsApp.

Rafaela Cirqueira, acadêmica da Universidade Federal de Goiás, é uma frequentadora assídua da Feira das Minas e afirma estar entusiasmada para o arraial:

Eu estou muito animada para o arraiá. Não só por ser a Feira das Minas, mas por ser minha época favorita do ano. Estou ansiosa para poder participar de toda a temática da dança, comidas e bingo, sabendo que tudo vai ter um toque de Feira das Minas.

Rafaela destaca a atuação da Feira das Minas como fundamental para impulsionar o empreendedorismo feminino em Goiânia e acrescenta:

A Feira das Minas é meu evento favorito em Goiânia. Eu já frequentava feiras desse modelo antes delas começarem, mas ter uma feira que busca dar oportunidade e visibilidade para as mulheres do nosso estado é especial. A gente sabe que Goiás é um estado muito conservador e não vai ser em qualquer lugar que as expositoras da feira vão conseguir levar seus produtos. A feira cumpre um papel muito além da venda e lucro, ela assume um papel social, ajudando em muitas pautas. Ter mulheres assumindo lutas por mulheres é um diferencial e tanto.

Informações do evento

Data: 11 de junho de 2023;

Local: Centro Cultural Martim Cererê. Setor Sul, travessia Bezerra de Menezes;

Horário: 15h às 21h;

Entrada voluntária de R$ 2,00.

Um pouco mais sobre a Feira das Minas

Criado no final de 2018, a Feira das Minas é um projeto que tem como objetivo auxiliar empreendedoras sob a visão do feminismo interseccional, promovendo a consolidação do mercado e da cultura regional, além de proporcionar entretenimento e lazer. Inicialmente concebida como um bazar, a iniciativa rapidamente evoluiu para uma pequena feira. Atualmente, a feira conta com a participação de mais de 120 expositoras por edição.

Nas redes sociais, elas explicam que o motivo pelo qual reservam espaço exclusivamente para mulheres é fundamentado na realidade social e estatística desse grupo.

“Por que só mulheres?” Reprodução: Instagram.

Acreditamos que iniciativas que visam privilegiar mais mulheres, tanto em espaços de feiras quanto empresariais, são importantes para o caminho de tornar mais justa e digna a participação de mulheres no mercado de trabalho e a promoção de sua autonomia financeira.

Anna Huguenin

Para acompanhar o importante trabalho dessas mulheres, visite o site e as siga nas redes sociais:

Site: www.feiradasminas.com.br
Instagram: @feiradasminasgyn
Facebook: /feiradasminass
Twitter: @feiradasminas
E-mail: feiradasminas@outlook.com
WhatsApp: (62) 98178-4030

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *