- Dia Nacional da Arte: “a desvalorização do grafite reforça o estereótipo marginalizado da arte de rua” - 15 de agosto de 2023
- Hepatites Virais: recente Boletim Epidemiológico mostra queda sutil, mas significativa, no Brasil - 11 de agosto de 2023
- Banco de dados do Detran-GO aponta queda de infrações no transporte incorreto de animais domésticos em veículos - 7 de julho de 2023
Na última segunda-feira (22), o médico veterinário e produtor rural, José Ricardo Caixeta, tomou posse como novo presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Em seu primeiro discurso, afirmou que irá trabalhar para aprimorar a defesa agropecuária de Goiás, principalmente contra a gripe aviária. Coincidentemente, neste mesmo dia, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), decretou estado de emergência zoosanitária em todo o país.
“Nessa nova missão junto com a Agrodefesa, me empenharei em aprimorar e avançar a defesa sanitária de Goiás. Vamos considerar os novos desafios, exemplo da Influenza Aviária. Essa pauta é estratégica, do ponto de vista econômico, considerando que nossos produtos acessam mercados em vários países”, afirmou o presidente recém-empossado.
Além disso, Caixeta informou que, como primeiro projeto, quer implementar uma política efetiva de educação sanitária, voltada para os produtores rurais, reforçando medidas de biosseguridade e conscientização sobre a importância da prevenção da doença gripe aviária.
Influenza Aviária (H5N1)
A gripe aviária é uma doença que acomete aves, através do vírus influenza A, mas raramente ocorre transmissão para humanos.
Segundo o MAPA, foram confirmados oito casos de H5N1 em aves no Brasil, sendo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. Essas aves doentes são silvestres e migratórias, não havendo casos, até o momento, em aves para consumo e em humanos.
Para o zootecnista Matheus Rodrigues, a gripe é uma preocupação econômica, mas não tanto social. “Não é que não seja uma questão de saúde pública, mas é raro humanos pegarem. Não pode gerar pânico e ansiedade na população. A transmissão só ocorre em contato direto com a ave, ou seja, podemos comer ovos e carnes tranquilamente“, contou.
O MAPA publicou, em seu Instagram, um vídeo informativo sobre a Influenza Aviária, esclarecendo o que é a enfermidade, formas de transmissão e fornecendo dicas zoosanitárias para toda a população. Acompanhe a publicação na íntegra a seguir: