- Violência contra jornalistas: pesquisas revelam a influência da política nesse cenário - 11 de agosto de 2023
- Vila Cultural Cora Coralina inaugura a exposição do artista Leo Pincel - 10 de agosto de 2023
- Expansão da agropecuária ameaça a Mata Atlântica - 7 de julho de 2023
O Instituto Adolfo Lutz confirmou, na manhã desta quinta-feira (15), a quarta morte por febre maculosa em Campinas, São Paulo. A vítima é a adolescente Erissa Santana, de 16 anos, que morreu na terça-feira (13).
A jovem acompanhava o trabalho do pai na Fazenda Santa Margarida. De acordo com a prefeitura de Campinas, as quatro pessoas estiveram no local para prestigiar o evento que ocorreu no dia 27 de maio.
No início da semana foram confirmadas as mortes do piloto Douglas Costa, de 42 anos, e da sua namorada, Mariana Giordano, de 36 anos. Além disso, uma jovem de 28 anos também faleceu com a doença, segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo.
Douglas e Mariana apresentaram sintomas de febre, manchas avermelhadas pelo corpo e dores no dia 3 de junho e morreram cinco dias depois. Já a terceira vítima foi internada no dia 7 de junho, diagnosticada com cefaleia, febre, crise convulsiva e choque, mas veio a óbito no dia 8 de junho.
Além das vítimas confirmadas, mais duas pacientes são investigadas como casos suspeitos. A primeira mulher, de 38 anos, esteve na Fazenda Santa Margarida no dia 3 de junho e teve o início dos sintomas no dia 10.
A outra paciente, de 40 anos, é moradora de Hortolândia e apresentou sintomas a partir do dia 10 de junho. Ela está internada em um hospital privado de Campinas e aguarda o resultado do exame.
O que é a febre maculosa?
De acordo com o Ministério da Saúde, a febre maculosa, também conhecida como febre maculosa das Montanhas Rochosas, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii.
Nesse sentido, os sintomas geralmente começam dentro de 2 a 14 dias após a picada de um carrapato infectado. Portanto, eles podem variar de níveis e incluem:
- Febre alta repentina;
- Dor de cabeça intensa;
- Calafrios;
- Fadiga e fraqueza;
- Dores musculares e articulares;
- Náusea e vômito;
- Erupção cutânea (geralmente aparece de 2 a 5 dias após o início da febre), que frequentemente começa nas extremidades e no tronco e se espalha para o resto do corpo;
- Inchaço na face ou em outras partes do corpo;
- Inflamação dos olhos;
- Sensibilidade à luz;
Como ocorre a transmissão da doença?
O biomédico Vitor Hugo Jardim Pereira explica que a transmissão da febre maculosa ocorre principalmente por meio da picada de carrapatos infectados com as bactérias Rickettsia rickettsii durante a alimentação do vetor.
As bactérias presentes na glândula salivar do carrapato atingem a corrente sanguínea do hospedeiro infectando as células do endotélio (células que revestem a parede interna dos vasos sanguíneos). Dessa forma, ocasiona uma infecção sistêmica e dando início às manifestações clínicas da doença.
“É importante ressaltar que não existe transmissão direta de animais para humanos, sendo a presença do vetor um fator determinante para a transmissão da doença. A presença de carrapatos não garante necessariamente a propagação da febre maculosa. Os carrapatos devem estar infectados com a bactéria Rickettsia rickettsii para isso acontecer”, afirma o biomédico.
Como se prevenir?
Perguntamos ao ChatGPT quais são as melhores formas de se prevenir contra a doença. Além disso, pedimos para ele desenvolver a resposta em forma de tabela, e esse foi o resultado, verificado pela reportagem:
Medidas de Prevenção da Febre Maculosa | Descrição |
---|---|
Evite áreas infestadas por carrapatos | Evite caminhar ou passar muito tempo em áreas arborizadas ou com vegetação densa, especialmente em regiões conhecidas por terem carrapatos infectados. |
Use roupas protetoras | Ao adentrar áreas de risco, utilize roupas de mangas longas, calças compridas e sapatos fechados para reduzir a exposição da pele aos carrapatos. |
Aplique repelente de carrapatos | Use repelentes de insetos que também sejam eficazes contra carrapatos, aplicando-os na pele exposta. |
Faça proteção corporal | Após passar o tempo ao ar livre, faça uma advertência cuidadosa no corpo, verificando especialmente áreas como cabelo, axilas, virilhas e áreas atrás das orelhas em busca de carrapatos. |
Remoção correta dos carrapatos | Caso encontre um carrapato fixado na pele, remova-o corretamente usando uma pinça ou um removedor de carrapatos. Além disso, agarre-o mais próximo possível da pele e puxe-o suavemente para fora, sem torcer ou esmagar o corpo do carrapato. |
Proteja animais de segurança | Mantenha os animais protegidos contra carrapatos, utilizando produtos adequados, como coleiras repelentes e medicamentos indicados pelo veterinário. |
Conscientize-se e eduque-se | Conheça as áreas de risco em sua região e esteja ciente dos sinais e sintomas da febre maculosa. |
*O Chat GPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial. Nesse sentido, o sucesso da ferramenta está em oferecer ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas. Por exemplo, ao perguntar sobre um determinado assunto, o Chat GPT é capaz de contextualizá-los e elaborar textos, letras de música, poesias, contos, códigos de programação, receitas e assim por diante.