Febre maculosa: Campinas confirma a quarta morte pela doença

De acordo com a prefeitura da cidade, as quatro pessoas estiveram na Fazenda Santa Margarida
jun 15, 2023 , , ,
Tempo de leitura: 5 min

O Instituto Adolfo Lutz confirmou, na manhã desta quinta-feira (15), a quarta morte por febre maculosa em Campinas, São Paulo. A vítima é a adolescente Erissa Santana, de 16 anos, que morreu na terça-feira (13).

A jovem acompanhava o trabalho do pai na Fazenda Santa Margarida. De acordo com a prefeitura de Campinas, as quatro pessoas estiveram no local para prestigiar o evento que ocorreu no dia 27 de maio.

Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas — Foto: Redes sociais

No início da semana foram confirmadas as mortes do piloto Douglas Costa, de 42 anos, e da sua namorada, Mariana Giordano, de 36 anos. Além disso, uma jovem de 28 anos também faleceu com a doença, segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo

Douglas e Mariana apresentaram sintomas de febre, manchas avermelhadas pelo corpo e dores no dia 3 de junho e morreram cinco dias depois. Já a terceira vítima foi internada no dia 7 de junho, diagnosticada com cefaleia, febre, crise convulsiva e choque, mas veio a óbito no dia 8 de junho.

Além das vítimas confirmadas, mais duas pacientes são investigadas como casos suspeitos. A primeira mulher, de 38 anos, esteve na Fazenda Santa Margarida no dia 3 de junho e teve o início dos sintomas no dia 10.

A outra paciente, de 40 anos, é moradora de Hortolândia e apresentou sintomas a partir do dia 10 de junho. Ela está internada em um hospital privado de Campinas e aguarda o resultado do exame.

O que é a febre maculosa?

De acordo com o Ministério da Saúde, a febre maculosa, também conhecida como febre maculosa das Montanhas Rochosas, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii.

Nesse sentido, os sintomas geralmente começam dentro de 2 a 14 dias após a picada de um carrapato infectado. Portanto, eles podem variar de níveis e incluem:

  • Febre alta repentina;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Calafrios;
  • Fadiga e fraqueza;
  • Dores musculares e articulares;
  • Náusea e vômito;
  • Erupção cutânea (geralmente aparece de 2 a 5 dias após o início da febre), que frequentemente começa nas extremidades e no tronco e se espalha para o resto do corpo;
  • Inchaço na face ou em outras partes do corpo;
  • Inflamação dos olhos;
  • Sensibilidade à luz;

Como ocorre a transmissão da doença?

O biomédico Vitor Hugo Jardim Pereira explica que a transmissão da febre maculosa ocorre principalmente por meio da picada de carrapatos infectados com as bactérias Rickettsia rickettsii durante a alimentação do vetor.

Febre maculosa
A transmissão ocorre por meio do carrapato infectado – Foto: Pexels/Pixabay

As bactérias presentes na glândula salivar do carrapato atingem a corrente sanguínea do hospedeiro infectando as células do endotélio (células que revestem a parede interna dos vasos sanguíneos). Dessa forma, ocasiona uma infecção sistêmica e dando início às manifestações clínicas da doença.

“É importante ressaltar que não existe transmissão direta de animais para humanos, sendo a presença do vetor um fator determinante para a transmissão da doença. A presença de carrapatos não garante necessariamente a propagação da febre maculosa. Os carrapatos devem estar infectados com a bactéria Rickettsia rickettsii para isso acontecer”, afirma o biomédico.

Como se prevenir?

Perguntamos ao ChatGPT quais são as melhores formas de se prevenir contra a doença. Além disso, pedimos para ele desenvolver a resposta em forma de tabela, e esse foi o resultado, verificado pela reportagem:

Medidas de Prevenção da Febre MaculosaDescrição
Evite áreas infestadas por carrapatosEvite caminhar ou passar muito tempo em áreas arborizadas ou com vegetação densa, especialmente em regiões conhecidas por terem carrapatos infectados.
Use roupas protetorasAo adentrar áreas de risco, utilize roupas de mangas longas, calças compridas e sapatos fechados para reduzir a exposição da pele aos carrapatos.
Aplique repelente de carrapatosUse repelentes de insetos que também sejam eficazes contra carrapatos, aplicando-os na pele exposta.
Faça proteção corporalApós passar o tempo ao ar livre, faça uma advertência cuidadosa no corpo, verificando especialmente áreas como cabelo, axilas, virilhas e áreas atrás das orelhas em busca de carrapatos.
Remoção correta dos carrapatosCaso encontre um carrapato fixado na pele, remova-o corretamente usando uma pinça ou um removedor de carrapatos. Além disso, agarre-o mais próximo possível da pele e puxe-o suavemente para fora, sem torcer ou esmagar o corpo do carrapato.
Proteja animais de segurançaMantenha os animais protegidos contra carrapatos, utilizando produtos adequados, como coleiras repelentes e medicamentos indicados pelo veterinário.
Conscientize-se e eduque-seConheça as áreas de risco em sua região e esteja ciente dos sinais e sintomas da febre maculosa.

*O Chat GPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial. Nesse sentido, o sucesso da ferramenta está em oferecer ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas. Por exemplo, ao perguntar sobre um determinado assunto, o Chat GPT é capaz de contextualizá-los e elaborar textos, letras de música, poesias, contos, códigos de programação, receitas e assim por diante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *