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RESUMO POR CHAT GPT
* A Ferrari conquistou a vitória na edição centenária das 24 horas de Le Mans, após 58 anos sem vencer a corrida, em seu retorno a categoria;
* A equipe italiana garantiu a pole position com o carro #50 e a equipe também obteve a segunda colocação no grid de largada com o carro #51;
* A Toyota vinha de uma sequência de cinco vitórias consecutivas em Le Mans, mas foi derrotada;
* Ambos os carros da Ferrari enfrentaram problemas durante a corrida, incluindo vazamento de óleo e falha no motor. Apesar das dificuldades, a construtora manteve a liderança e conquistou a vitória, após 342 voltas;
* A Toyota ficou em segundo lugar, seguida pela Cadillac, que completou o pódio.
O que é o Chat GPT?
O Chat GPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, chamado GPT-3.5, que faz parte da série GPT (Generative Pre-trained Transformer). Ele foi treinado em uma ampla variedade de dados textuais para entender e gerar texto em linguagem natural.
O GPT, ou “Generative Pre-trained Transformer”, é baseado em uma arquitetura de rede neural conhecida como Transformer. Ele usa o aprendizado de máquina para prever a probabilidade de uma sequência de palavras dada uma sequência de palavras anteriores.
O GPT-3.5 é um dos modelos mais avançados da série GPT e tem a capacidade de responder a perguntas, fornecer explicações, criar histórias, traduzir textos, entre outras tarefas que envolvem a compreensão e geração de texto. Ele foi treinado em uma grande quantidade de dados da internet, permitindo que ele tenha um conhecimento amplo sobre diversos tópicos.
Como modelo de linguagem, o Chat GPT é alimentado com texto de entrada e gera uma resposta com base em seu treinamento prévio. No entanto, é importante notar que, embora seja capaz de produzir respostas coerentes e úteis na maioria das vezes, ele também pode gerar informações incorretas ou imprecisas. Portanto, é sempre bom verificar as informações obtidas através de outras fontes confiáveis. Explicação por CHAT GPT.
A Ferrari conquistou um feito histórico no último final de semana (10 e 11 de junho) ao vencer a prova da edição centenária das 24 Horas de Le Mans, no Circuito de La Sarthe (França). A corrida marcou o retorno da equipe na classe principal, após 50 anos, e a quebra de um hiato de 58 anos, em que a Ferrari não vencia desde 1965. O triunfo da marca italiana também marcou a quebra da hegemonia da Toyota, que vinha de uma sequência de cinco vitórias consecutivas.
A Ferrari se impôs na corrida de Le Mans desde o Test Day, em que já se mostrava uma forte candidata a vitória. No classificatório garantiu a pole com o trio formado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari/Hypercar) com o tempo de 3min22s982.
A equipe do Cavallino Rampante também garantiu a segunda colocação no grid de largada com o trio de Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi (Ferrari/Hypercar), seguido pela equipe Toyota Hypercar, na terceira colocação. O trio da Porsche Penske Hypercar, que tinha como um dos pilotos da equipe o brasileiro Felipe Nasr, conquistou a quarta colocação.
A largada da corrida foi dada no sábado (10), às 11 horas. Começava ali a jornada de um dia ininterrupto de uma corrida extremamente disputada, com cinco construtores de fábrica disputando a ponta, e com vários desafios em La Sarthe, desde a chuva que caiu no circuito até o árduo trabalho de Safety Car, que foi acionado devido aos incidentes (apenas 40 carros do total de 62 que formaram o grid, terminaram a prova).
A Ferrari enfrentou uma difícil tarefa para vencer a Toyota, que vendeu caro a derrota para a equipe italiana. Apesar das dificuldades, que incluíram o incidente do carro #7 (Toyota/Hypercar) com um LMGTE-AM e um LMP2 (da equipe do brasileiro André Negrão) e, também, os problemas variados, desde a falha no sistema de freios até o atropelamento de um esquilo que atrapalhou o desempenho do carro #8 (Toyota/Hypercar), a marca japonesa se manteve competitiva até o fim.
A Ferrari também enfrentou problemas em uma longa jornada de corrida. O carro #50 (Ferrari/Hypercar), que marcou a pole, teve um problema de vazamento de óleo no sistema de freios e perdeu muito tempo (oito voltas). Já a Ferrari #51 chegou a perder a ponta da corrida, devido a um problema no motor, o qual não ligou após um pit stop. No último reabastecimento, o drama se repetiu, mas o piloto a bordo, Pier Guidi, colocou o carro para funcionar e nos momentos finais da prova conseguiu manter a ponta e conquistar a vitória, após 342 voltas, na estreia do 499P nas 24 Horas de Le Mans.
Na disputada 91º edição de Le Mans, três construtores diferentes ocuparam as primeiras coleções. A Ferrari de Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi conquistou a vitória. Seguido pela Toyota de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa em segundo e pela Cadillac Racing, que em seu retorno à Le Mans, guiado por Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook completou o pódio, na terceira colocação, com um bom desempenho.
“Bom, nós vencemos Le Mans. Que conquista incrível. Eu primeiro gostaria de dizer muito obrigado a todos os fãs que estiveram aqui nesse final de semana! Realmente significa muito e [agradecer] principalmente a Ferrari por produzir um carro incrível para pilotar. Então, muito obrigado para todos os envolvidos, meus colegas de equipe também. É uma conquista maravilhosa depois de quatro corridas [quatro primeiras corridas do campeonato de WEC – Campeonato de Endurance Mundial]. É mágico. Então, obrigada e vamos continuar lutando nas próximas etapas”, declarou James Calado da piloto Ferrari em declaração oficial no Instagram da equipe @ferrarihypercar. Tradução por Marisa Paiva.
O seu companheiro de equipe, Alessandro Pier Guidi, completou:
“É um sentimento incrível. Ainda não consigo acreditar. Acho que leva tempo para entender o que fizemos. Muito obrigado a essa maravilhosa família [Ferrari]. Nós trabalhamos muito duro para estar prontos para essa corrida e nós administramos para ganhar na primeira tentativa. Após 50 anos nós voltamos”. Tradução por Marisa Paiva.
Antônio Giovinazzi que completa o trio vencedor de Le Mans, finalizou:
“Que dia maravilhoso para nós. Nós ganhamos Le Mans. Graças ao time, nós fizemos uma corrida incrível. Um dia memorável. Tudo [na estratégia] estava certo. Vencer Le Mans, depois de 50 anos estar de volta à categoria, é especial para todos e é algo que devemos nos orgulhar”. Tradução por Marisa Paiva.
Outras marcas fizeram o seu retorno à Le Mans em 2023: Porsche e Peugeot. Contudo, foram as grandes decepções da edição. A Porsche em sua reestreia não terminou sequer entre os 15 primeiros e a Peugeot lida com problemas de desempenho.
A edição centenária das 24 Horas de Le Mans foi ainda mais especial para os tiffosis, os fãs da Ferrari, que estavam carentes por uma vitória da equipe italiana. “Quem torce pela Ferrari estava sentindo falta de uma vitória. A corrida em si foi extremamente emocionante. Tiveram muitos momentos de incerteza (como quando o Alessandro saiu da pista) e poder ver esse resultado foi fantástico! Sem contar que é histórico, né? Essa vitória, depois de 58 anos, significa muita coisa. Além disso, fiquei particularmente feliz de ver dois italianos defendendo os tiffosis, acho que esse fator acaba sendo impactante, também”, pontuou Isadora Miranda, estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás (UFG) e administradora do perfil @driversoftomorrow.