Medina no Oriente Médio? Emirados Árabes anuncia piscina de ondas em Abu Dhabi

A empresa Modon Properties anunciou nesta semana a construção de uma piscina de ondas em Abu Dhabi, a ser inaugurada até o final de 2023, em parceria com a empresa do 11 vezes campeão Kelly Slater
jun 16, 2023 , , , ,
Tempo de leitura: 4 min
Tayná Freitas
Últimos posts por Tayná Freitas (exibir todos)

Com promessas de ter a maior onda do mundo, a empresa Modon Properties anunciou oficialmente o projeto da construção de uma piscina de ondas que pode ser o futuro palco dos aéreos do surfista brasileiro Gabriel Medina.

Em parceria com a Kelly Slater Wave Co., empresa do 11 vezes campeão mundial de surfe que já tem uma piscina de ondas em seu nome, o Surf Ranch, a companhia dos Emirados Árabes irá construir a piscina de ondas na Ilha Hudayriyat, em Abu Dhabi.

“Previsto para abrir no final de 2023, o Surf Abu Dhabi será a maior e mais avançada instalação de ondas artificiais do mundo, e oferecerá uma experiência de surf de alto desempenho, apresentando a maior onda, o maior tubo e a maior piscina de ondas artificiais do mundo”, afirmou a Modon Properties, em tradução feita do inglês com o auxílio da ferramenta Bing AI.
piscina de ondas modon properties
Imagem: Modon.

Apesar de alguns rumores já existirem no mundo do surfe sobre a possibilidade de uma etapa do Circuito Mundial da WSL no Oriente Médio, após o pronunciamento oficial da construtora, a hipótese tomou mais força.

Surf Abu Dhabi fornecerá um local ideal para sediar grandes eventos internacionais e desempenhará um papel importante no desenvolvimento da comunidade de surf local, regional e global”, em tradução feita do inglês com o auxílio da ferramenta Bing AI*.

Com uma proposta atrativa, há boas chances de que Abu Dhabi receba uma etapa do World Championship Tour (WCT), mas há opiniões controversas.

Piscina de ondas oriente médio modon properties
Surfista na piscina de ondas no Oriente Médio. Imagem meramente ilustrativa criada com auxílio da Dalle AI.

Lucas D’Assumpção, surfista e autor do Blog Cutback, tem uma opinião positiva sobre competições de surf em piscina de ondas: “Eu acho legal que tenha competições nas piscinas. É um lugar que os atletas conseguem mostrar realmente o que sabem em ondas perfeitas. Acho que um evento na temporada é interessante, pois varia diversas ondas”.

Ayala Ferreira, fã do esporte, tem uma opinião diferente.

“Eu honestamente acredito que nenhuma etapa deveria ser em piscina. Não faz sentido, não tem emoção, não é divertido. Surf em piscina deveria ser para aprender a surfar ou surfar quando o mar estiver sem condições, ou sem local de treino ou recuperação física, mas nunca competição.”

Porém, já há uma etapa mundial em uma piscina de ondas, no Surf Ranch, como mencionado anteriormente, e com as especulações de mudança ou adição de mais uma localidade em piscina de ondas, Lucas e Ayala levantaram a questão monetária.

“Depende. A gente sabe que o que move o mundo é o dinheiro, e se eles (sheiks dos Emirados Árabes) quiserem que seja feito lá (Abu Dhabi), ela vai ser, como aconteceu com a Fórmula 1“, afirmou Ayala. A jovem faz referência ao GP da Arábia Saudita, relativamente novo no circuito.

“Olhando pelo lado empresarial é fantástico. O mundo dos esportes está indo para o Oriente Médio, acho que isso faz parte do desenvolvimento também. A grana está lá. Tem muitos problemas também, claro. Da onde é o dinheiro, como ele é abundante… enfim. Mas quanto mais lugares do mundo com surfe é melhor”, disse Lucas.

Apesar de algumas controvérsias e perguntas sem resposta, o fato principal permanece: a piscina de Abu Dhabi foi confirmada, e a depender da inauguração e parceria com a WSL, Gabriel Medina pode acabar indo surfar nos Emirados Árabes pelo Circuito Mundial de Surf.

*O Bing AI é uma ferramenta de inteligência artificial que usa a base de dados e outras inteligências disponíveis para uso na internet para gerar imagens, como é o caso da imagem gerada pela Dalle AI, e também usa de recursos para traduzir textos, entre diversas outras funcionalidades. Para usar a ferramenta, é necessário uma conta na Microsoft. Confira mais no link do Bing Chat.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *