Tempo de leitura: 3 min
Imagem da demo da Nvidia mostrando Jim, npc com a IA ACE.

A Nvidia anunciou no dia 28 de maio uma nova tecnologia de Inteligência Artificial que promete revolucionar o mercado de games. Denominada como Avatar Cloud Engine (ACE), a IA permitirá ao jogador que através de sua própria voz conversem livremente com NPCs, recebendo repostas adequadas. O anúncio aconteceu durante uma conferência sobre Inteligências Artificiais na Computex 2023, o maior evento de hardwares do mundo.

Durante o evento também foi apresentado uma demonstração da IA á de uma demo jogável. Nela conseguimos ver o jogador chamado Kai entrar em um restaurante e se aproximar do barman Jim, um NPC (Non Playable Character) com a nova IA. Sem linhas de diálogo ou escolhas, o jogador conversa naturalmente com Jim, que responde suas perguntas de forma dinâmica e natural, mantendo o diálogo.

A inteligência artificial nos jogos é sempre muito discutida e está evoluindo cada vez mais. Principalmente fora dos games, podemos ver aonde estamos chegando quanto ao desenvolvimento de IA mais inteligentes. Como é o caso da Robô Sophia, um robô humanoide capaz de realizar diversas expressões faciais e criado para aprender com e adaptar-se aos seres humanos.

Inteligência Artificial nos jogos

Um exemplo mais próximo e acessível de IA inteligente é o Chat GPT. Segundo ele, a IA nos jogos é aplicada de diversas formas, e além de nos ajudar busca trazer maior imersão ao jogo.

A inteligência artificial desempenha um papel importante nos jogos de videogame, seja para criar oponentes controlados pelo computador, fornecer assistência aos jogadores ou aprimorar a experiência de jogo de outras maneiras. A IA nos jogos de videogame evoluiu consideravelmente ao longo dos anos, permitindo desafios mais realistas, personagens não jogáveis (NPCs) mais inteligentes e comportamentos mais complexos.

ChatGPT quando questionado sobre a IA nos jogos

Os jogos sem dúvidas estão evoluindo, com isso todas mecânicas utilizadas neles também tendem a evoluir. Cada vez mais podemos ver games apresentando sistemas mais inovadores, como uma IA, quanto recursos técnicos melhores, como os gráficos.

Um game que é exemplo em vários requisitos inclusive IA e é extremamente renomado é Red Dead Redemption 2. O jogo de 2018 possuí uma IA que possibilita ao jogador conversar com todos NPCs existentes, porém frases simples e limitadas, como um cumprimento. Além disso, todos esses personagens ainda possuem uma rotina e a seguem, como se fossem pessoas reais, desde ir ao trabalho, ao bar, comer e até cometer crimes.

Perguntamos ao ChatGPT se acha possível IA dos jogos se tornar tão realista ao ponto de se comportar como um ser humano. Embora ache que não, pois existem diversos fatores como o objetivo do game, a profundidade e complexidade humana. Ele ainda acrescentou:

…No entanto, é importante observar que a IA pode ser aprimorada continuamente à medida que a pesquisa e o desenvolvimento avançam. À medida que novas técnicas e algoritmos são desenvolvidos, é possível que, no futuro, a IA dos jogos possa se aproximar cada vez mais do comportamento humano em termos de tomada de decisões, adaptabilidade e interações mais naturais com os jogadores.

Acrescentou o ChatGPT

Mesmo estando em desenvolvimento, a Tecnologia ACE da Nvidia pode ser algo realmente inovador no mundo dos games, capaz de elevar a IA dos jogos a um novo patamar. Dependendo de como for aplicada, tende a criar personagens e ambientes que, mesmo fantasiosos, possam se aproximar o máximo possível da realidade em que vivemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *