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Não é novidade para ninguém a constante ascensão do cenário dos games nos últimos anos. Com essa expansão cada vez mais pessoas estão interligadas ao mercados de jogos e mais empresas e produtoras surgem com o tempo. Assim também muitos novos usuarios e clientes aparecem consequentemente, porém infelizmente surgem aqueles que possuem más intenções, o que está se tornando mais comum com o avanço da área.

Constantemente se ouve falar que tal empresa sofreu um ataque hacker, diversos vazamentos de informações sigilosas das empresas acontecem. Um ótimo exemplo, foi o ataque hacker que a Rockstar Games sofreu de um jovem de 18 anos que tinha como objetivo vazar informações sobre o tão aguardado GTA 6. O caso configura-se como cibercrime, e recentemente o jovem foi julgado e recebeu a sentença de internação perpetua em um hospício. O garoto pertencia a um grupo hacker chamado Lapsus$, que invadem empresas, roubam informações e cobram resgate, tendo atacado também a Nvidia e a Uber.

Sem dúvidas o pior ataque hacker da história dos games se deu em dezembro de 2023, quando um grupo invadiu virtualmente a Insomniac. Os criminosos obtiveram Teras de informações da empresa e cobraram pelos resgate, porém sem sucesso, o que os levou a publicarem os dados na internet. Com isso, todos os projetos da empresa até 2030 vazaram, além de informações privadas da empresa e de seus funcionários, a dando enorme prejuízo.

O advogado criminalista Álvaro Alves nos contou um pouco mais sobre a questão do cyber crime e também sobre casos como o da Insomniac.

O cyber crime ainda é um termo muito recente, pois ele vem com o advento da internet e sua expansão. Devido á abrangência que é a internet, é muito difícil estabelecer leis e regras que definam certa ordem, principalmente por se tratar de algo que possa ser internacional. Então o conceito do cyber crime ainda é muito vago, podendo ir desde uma fala racista na internet, á uma invasão hacker que gerou milhões de prejuízo para alguém. Porém em casos como esse, além do dano à empresa ainda tem a invasão de privacidade dos funcionários, então os hackers podem ser julgados por isso tambem, além dos crimes digitais.

Álvaro Alves a respeito dos cyber crimes.

Quanto ao mercado de games

Que essas invasões prejudicam a empresa atacada é obvio, mas como elas impactam no mercado de games? Como as empresas podem contornar tais situações e até se prevenirem? São apenas algumas das perguntas que ficam no ar quando algo assim acontece. É muito difícil ter uma resposta concreta, pois vai de como cada empresa agirá, da gravidade da situação, dentre outros fatores.

Segundo o analista de jogos Victor Oskiano, os ataques, mesmo sendo péssimos para as produtoras de jogos, ainda da para tirar um certo proveito deles. Isso porque é possível localizar brechas nos sistemas de seguranças das empresas e então reforçar tais falhas para que essa situações não venham a se repetir. Os casos ainda servem de exemplo para as demais empresas aprenderem e se aperfeiçoarem, principalmente na área da segurança de seus dados.

Quanto ao impacto no próprio mercado é muito relativo a diversas coisas, como a intensidade do ataque, tamanho da empresa, o que foi vazado. Já teve caso de empresa indie [independente] fechar as portas devido à vazamentos de informações. Então assim, além de estragar os projetos da produtora, pode fazer com que o valor dela e suas ações caiam bastante e tenha bastante prejuízo. Essas quedas tambem podem fazer com que a empresa seja vendida para outra maior ou uma rede, devido a desvalorização dela e ou até por questão de sobrevivência.

Victor Oskiano quando questionado sobre o impacto que os ataques geram ao mercado de games

Essa integração de empresas por outras é algo relativamente comum no mercado de games. A própria Ubisoft, uma enorme produtora de games já tentou se vender para a Microsoft. Isso se deu porque a Ubisoft estava passando por uma crise e suas ações tinham despencado, para tentar manter a empresa, buscaram negociar com uma corporação maior mas não chegaram a um acordo. Outro exemplo seria a Sony que possui sua própria rede de estúdios de games parceiros, denominada Playstation Studios.

Como os ataques podem afetar o consumidor

Quanto ao consumidor de games, ele pode ser afetado de diversas formas, como ter suas informações da plataforma vazados, alteração nos preços dos jogos e até perderem sua conta de usuário. Para entender um pouco mais sobre isso, conversamos com Matheus “Stolen” um streamer e youtuber que consome games há mais de 15 anos e já foi inclusive convidado para visitar algumas produtoras.

Cara, quando eu visitei a Treyarch em 2018 para o evento de lançamento do BO4 [Call of Duty Black Ops 4] a Activision [Dona da Treyarch] tinha acabado de sofrer um desses ataques e esse assunto estava em alta na época. Eu lembro que um jornalista da IGN perguntou quanto a segurança da conta dos usuários e eles falaram que estavam trabalhando no assunto, mas que havia sim a chance de algumas informações vazarem. Eu acho isso bizarro porque você ta lá jogando para se divertir e pode ter suas informações pessoais como seu e-mail e senha e até cartão de credito vazados.

Matheus “Stolen” quando questionado sobre se sentir seguro quanto a esses ataques de hackers

De fato o vazamento de dados dos usuarios é bem recorrente quando se trata das invasões digitais. Como em 2011 onde um grupo hacker conseguiu invadir os sistemas da Sony e teve acesso as informações salvas de todos os usuários do Playstation na época, que ultrapassavam os 77 milhões. E até recentemente em 2023 que a Sony sofreu dois ataques em uma janela de 4 meses e vazou informações de aproximadamente 600 mil usuarios.

Além da insegurança quanto aos vazamentos de dados pessoais, os jogos das empresas afetadas também podem sofrer uma variação nos preços. Segundo Victor Oskiano, devido a reajustes internos da empresa e ou por prejuízos recebidos, a empresa pode sim reajustar o valor de seus produtos. Mesmo havendo um limite do quanto pode alterar, os jogos podem sim ter seu valor aumentado, assim fazendo com que quem não possui o produto tenha de gastar ainda mais para obtê-lo.

Ademais, ainda existe a possibilidade de um jogo ter seus servidores fechados devido à falência da empresa e ou por não conseguirem mantê-los por causa dos gastos, forçando assim seus jogadores a pararem de jogar o jogo em questão e prejudicando sua experiência enquanto consumidor.

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