Tempo de leitura: 2 min
Yandria Rayellen
Cine Cultura, em Goiânia, onde vai acontecer uma dessas ações. (Reprodução: Secult/GO)

Em ação voltada para o combate à violência contra a mulher, por meio do curso “Elas Dizem Não”, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), realiza, no último domingo do mês de junho (25), transmissão de curtas-metragens voltados para a temática. O curso em questão tem como principal objetivo combater a violência contra a mulher. Ao total, cinco filmes serão exibidos não só para as mulheres inscritas no curso, mas também para toda a população. A atividade será realizada a partir das 14 horas no Cine Cultura, no Setor Central da capital.

Vale destacar que, nessa última exibição, todas as produções audiovisuais que serão transmitidas são de cineastas nacionais. As obras a serem exibidas são “A Boneca e o Silêncio”, “Através”, “Fervendo” “Tentei” e “Deus”.

Na última terça-feira (20/06), a DPE-GO, também em ação de combate à violência contra a mulher, realizou transmissão de live gratuita com foco na discussão da violência sexual contra crianças e jovens. A transmissão, realizada em parceria com a Polícia Civil, fez parte de uma série de atividades do curso “Elas Dizem Não”.

Parcerias

As ações do órgão público do Estado de Goiás contam com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para as transmissões das aulas e das obras cinematográficas. Em âmbito nacional, pelo governo federal, contam com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Violência doméstica em Goiás

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), o estado apresenta o maior índice de violência contra a mulher. Esses dados foram abordados em pesquisa anual do Observatório de Segurança Pública do Estado de Goiás, e revelam o aumento de 9% em registros de crimes contra a honra, lesão corporal, ameaça, estupro e feminicídio.

Outras ações de combate pelo Estado

Lançada em fevereiro deste ano, a “Operação Átria” é outra ação realizada em Goiás com o objetivo de combater a violência contra a mulher. Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, a operação reúne forças da Polícia Militar, Polícia Civil, Técnico Científica e Penal, para intensificar a fiscalização de medidas protetivas e cumprimentos de mandados de prisão dos agressores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *