Tempo de leitura: 3 min
IGOR RODRIGUES CHAVES
Reprodução: Reitoria Digital

O maior evento acadêmico organizado pela Universidade Federal de Goiás já tem data para acontecer, além de já ter sido denominado a temática dessa edição. O Conpeex 2023 – Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, será realizado de 22 a 24 de novembro. Em conversa com a Pró-Reitoria Adjunta de Extensão e Cultura e Diretoria de Extensão, Professoraª Adriana Régia Marques de Souza, o tema da próxima edição foi revelado: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. E esta não será uma edição qualquer, é a vigésima vez que o congresso será realizado.

CONPEEX 2022

Em 2022, segundo a Pró-Reitora, o Conpeex UFG contou com mais de 7.800 inscrições, 1.600 trabalhos submetidos, 1.587 trabalhos aprovados, 533 avaliadores de resumos, 22 palestras e mesas redondas. O evento do ano passado contou com 9 stands com programação própria.

UFG SE DESTACA

A dimensão do Conpeex mostra o tamanho da UFG. O ranking de pesquisa da Center for World University Rankings (CWUR), divulgado pela UFG, reforça isso ao apresentar que a universidade subiu 8 posições, entre duas mil universidade do mundo. Em 2022, a UFG estava em 1017º e hoje se encontra em 1009º, um salto considerável que foi trabalhado ao longo dos anos.

ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

A UFG ganhará em breve um novo espaço de convivência. Trata-se do Quintal das Cores, fruto de um trabalho de conclusão de curso de Ana Beatriz, aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Artes Visuais da UFG. O local escolhido é o estacionamento do Instituto de Ciências Biológicas 4.

O objetivo é dar mais segurança aos pedestres, além de possibilitar que a comunidade acadêmica tenha um espaço para aproveitar a universidade utilizando o urbanismo tático, uma intervenção urbana que objetiva repensar o uso do carro e criar espaços seguros e agradáveis, segundo o perfil do projeto no Instagram.

PRESTÍGIO RESULTA EM PARCERIA

A Universidade Federal de Goiás, o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (Icea) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica firmaram uma parceria envolvendo inteligência artificial e mobilidade urbana aérea.

O acordo prevê que sejam realizados estudos e pesquisas entre as instituições dentro do projeto “Sistema de processamento de dados de intenções de voo para permitir o planejamento estratégico das trajetórias de aeronaves em ambiente UAM (Urban Air Mobility) com o auxílio de algoritmos de inteligência artificial”, segundo publicado no site da Universidade.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM ALTA

Em poucos dias, os estudos e pesquisas sobre inteligência artificial ganharam destaque. Vale lembrar que, a UFG apresentou recentemente, um veículo movido por inteligência artificial com direção assistida e autônoma, envolvendo o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG). Tema que compensa acompanhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *