- Confira o chaveamento, os confrontos e as análises das quartas de final da Libertadores e Sul-Americana - 11 de agosto de 2023
- Botafogo tem 57,7% de chance de ser campeão brasileiro; Grêmio e Flamengo aparecem na sequência - 7 de julho de 2023
- EUA x Canadá e Croácia x Espanha decidem as finais da Nations League da Concacaf e UEFA; saiba todos os detalhes - 16 de junho de 2023
O Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, está cada vez mais consolidado na liderança da competição. Com a boa campanha, as expectativas e possibilidades aumentam entorno de um possível título brasileiro, que não vem desde 1995.
O último levantamento do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) indicou que o Botafogo tem 57,7% de chance de ser campeão. O número é quatro vezes maior que o segundo colocado, o Grêmio, que tem 12,8%.
O Flamengo, que vem numa crescente muito grande na temporada com o técnico Jorge Sampaoli aparece em terceiro com 9%. Em seguida, Bragantino com 5,4%; e Palmeiras com 3,4%.
Os dados são coletados ao fim de cada rodada do Campeonato Brasileiro. Sendo assim, o torcedor pode fazer contas e se basear em probabilidades, mesmo antes do fim do primeiro turno.
Em sequência, essas são as possibilidades que cada time com até 1% de chance, tem de ser campeão brasileiro:
- 1- Botafogo – 57,7%
- 2- Grêmio – 12,8%
- 3- Flamengo 9%
- 4- Bragantino 5,4%
- 5- Palmeiras 3,4%
- 6- Fluminense 2,2%
- 7- São Paulo – 2,2%
- 8- Internacional – 2,2%
- 9- Fortaleza – 1,5%
- 10- Atlético-MG – 1,4%
- 11- Athletico-PR – 1,3%
Para o comentarista Gabriel Assis, da Dibrou Sports Brasil, não existe nenhum absurdo nos dados divulgados pela universidade, mas ele fez uma observação em relação ao Palmeiras.
“Eu não acho nenhum absurdo essas probabilidades. A única coisa que eu saliento é a questão do Palmeiras, pelo fato de no início do campeonato ter sido cotado como principal favorito ao título brasileiro. Eu particularmente não acho que o Bragantino tem mais chances de títulos do que o Palmeiras, até porque é a equipe no Brasil, hoje, mais consistente, que consegue dar a volta por cima, que tem mais condições.”
O analista também fez uma avaliação em relação a distância de 10 pontos que separa o Botafogo do Palmeiras, para ele ainda é possível o time palmeirense reverter essa situação.
“Ainda é possível sim, com 3 vitórias do Palmeiras e 3 derrotas do Botafogo, a distância é diminuída. Ainda é muito cedo de colocar que o Botafogo vai ser insuperável, de que o Palmeiras tá fora da briga pelo título, até porque nós sabemos que o Palmeiras tem mais condições técnicas de buscar; tem uma estrutura mais aprimorada; jogadores de nível técnico melhor e um trabalho mais consolidado do Abel Ferreira. O Palmeiras tem que se concertar o quanto antes possível e não deixar o Botafogo disparar, porque se deixar vai ser difícil pegar.”
Botafogo: líder como mandante e visitante
O Botafogo tem uma campanha incontestável dentro da Série A do Campeonato Brasileiro. O clube alvinegro é dono da melhor campanha jogando tanto dentro de casa quanto fora.
Em casa o Botafogo tem 21 pontos conquistados, sendo que o time venceu os sete jogos que disputou em seus domínios. Foram 14 gols marcados e apenas 1 gol sofrido.
Jogando fora de casa o fogão conquistou 12 pontos, tendo disputado seis partidas, onde venceu quatro e perdeu duas. Foram 8 gols marcados e 6 sofridos.
Para muitos o Botafogo tem sido a grande surpresa do Brasileirão e para o comentarista Gabriel Assis isso não é diferente.
“Pra mim o Botafogo é uma surpresa muito grande, eu não esperava que isso fosse acontecer. Eu esperava que o Botafogo fosse fazer um campeonato de meio de tabela, brigando por uma libertadores ou pré- libertadores. Ao meu ver as equipes que estariam brigando lá em cima seriam Palmeiras, Flamengo, Atletico-MG, São Paulo. Que bom! Um time tão gigante e tão tradicional quanto o Botafogo, que não ganha o brasileiro desde 95, de novo voltar a brigar pelo título brasileiro.”
Média de pontos para ser campeão brasileiro
Segundo dados da UFMG até a 13ª rodada do Brasileirão, um time precisa de 88 pontos para ter 100% de certeza acerca do título brasileiro. Já a possibilidade de uma equipe ser campeã com 78 pontos é de 99%.
Historicamente desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, a pontuação necessária para ser campeão é de 74 pontos.
Para o analista Gabriel Assis o campeão desse ano consegue passar da média levando em conta o atual líder do Brasileirão, o Botafogo.
“Acho que o campeão desse ano passa dessa média de 74 pontos, principalmente se for o Botafogo e ele manter essa sequência. Se o Botafogo conseguir vencer os seus confrontos direitos e manter essa regularidade de vitórias ele passa, vai depender dos outros times também. O Flamengo já perdeu pro Botafogo, o Palmeiras também.”
O Palmeiras no ano passado foi campeão brasileiro com 81 pontos, tendo ficado oito pontos à frente do vice-líder Internacional que obteve 73 pontos.
O comentarista Gabriel Assis acredita que o foco em outros campeonatos acaba atrapalhando o aumento da média de pontos no Brasileirão.
“A gente tem visto alguns campeonatos de pontos corridos com times sendo campeões com uma pontuação bem abaixo dessa média. Eu acho que o calendário cheio conta muito, é repleto de competições, com times priorizando outras competições como Copa do Brasil e Libertadores, deixando o brasileiro um pouco de lado. Aí quando o time sai da Copa do Brasil e da Libertadores pra focar no brasileiro, já deixou muitos pontos pelo caminho.”
Melhores campanhas na era do Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes
O Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por 20 clubes em 2006. Desde então, já foram 16 edições realizadas.
A maior pontuação obtida de um campeão brasileiro nesse formato foi a do Flamengo de 2019, que foi campeão com 90 pontos.
Em 2021 o Atlético-MG fez a segunda maior campanha do Brasileirão de pontos corridos, com 84 pontos.
Lista com as oito melhores campanhas do Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes:
- Flamengo (2019) – 90 pontos
- Atlético-MG (2021) – 84 pontos
- Corinthians (2015) – 81 pontos
- Palmeiras (2022) – 81 pontos
- Palmeiras (2018) – 80 pontos
- Palmeiras (2016) – 80 pontos
- Cruzeiro (2014) – 80 pontos
- São Paulo (2006) – 78 pontos
* Em caso de empate, o saldo de gols foi usado como critério de desempate
Flamengo: dono da menor pontuação vencendo o Brasileirão
O Flamengo ao mesmo tempo que é dono da melhor campanha do formato atual de pontos corridos com 20 clubes da Série A, também fica com o feito de ter sido o campeão com menor número de pontos nesse período.
O Campeonato Brasileiro de 2009 foi extremamente equilibrado e emocionante, o time rubro-negro só foi campeão na última rodada ao vencer o Grêmio, no Maracanã.
A campanha flamenguista passou por altos e baixos e contou também com a ajuda dos adversários, já que o time só foi assumir a liderança na penúltima rodada, ao vencer o Corinthians.
Nesse ano o Flamengo foi campeão com 67 pontos, sendo dois a mais que Internacional e São Paulo, que terminaram em segundo e terceiro, respectivamente.
O comentarista da Dibrou entende que esse título do Flamengo com 67 pontos foi um caso a parte no futebol brasileiro.
“Acho muito difícil um time ser campeão brasileiro com uma pontuação abaixo do Flamengo de 2009. As equipes que são campeãs brasileiras com pontuação abaixo da média é porque fizeram um primeiro turno ruim e se recuperam no segundo. Então vai depender muito do primeiro turno do time. Pra um time ser campeão brasileiro com a pontuação do Flamengo de 2009 é só se fizer um primeiro turno muito abaixo e conseguir uma recuperação gigantesca no segundo turno, e as equipes que estavam lá em cima no primeiro turno caírem de produção.”
O comentarista Gabriel Assis cita que o péssimo início de campeonato foi fundamental para o Flamengo ter terminado a competição com a menor pontuação de um campeão nos pontos corridos.
“O time de 2009 é campeão com 67 pontos porque ele fez um começo de campeonato muito ruim, inclusive estando na zona de rebaixamento, tomando 5 a 0 pro Coritiba, fora de casa. A partir de uma vitória sobre o Santos, na Vila Belmiro, que o Flamengo se recupera no campeonato. Com a saída do Cuca e a vinda do Andrade, o Flamengo se recupera; veio outras peças como o chileno Maldonado que acertou o meio de campo; junto com Pet e Adriano comandando o time lá na frente.”