- Como os ataques hackers às produtoras de games tendem a afetar o cenário? - 17 de janeiro de 2024
- As dificuldades de uma tribo indígena frente às mudanças climáticas e outros problemas - 18 de dezembro de 2023
- ‘Todos são bem-vindos e devem se sentir incluídos’ - 4 de dezembro de 2023
Não é novidade para ninguém que os jogos de videogames estão cada vez mais populares entre as pessoas. Principalmente após o ano de 2020 com a recente pandemia do Covid-19, o numero de jogadores em diferentes consoles e plataformas aumentou drasticamente. Segundo a Sony UK, estima-se que o numero de contas criadas no Playstation aumentou em 81% dentre os anos de 2020 a 2022.
Com o aumento do numero de jogadores, todo o mercado da área de games também cresceu proporcionalmente, incluindo cenário profissional. Com isso o aumento na busca por E-Sports se intensificou bastante, e o surgimento de novos jogos competitivos assim como jogadores profissionais também cresceu. Apenas no ano de 2022, a busca pelo cenário dos jogos eletrônicos alavancou nas redes sociais, só no Twitter, teve aumento de 71% de procura, aparecendo constantemente nos trending topics.
Cara, eu sou alguém que tá nesse cenário a uns bons 10 anos ai, e é muito emocionante pra mim ver tudo que ele já passou e como tá hoje. É muito importante você ver jogadores novos na cena, tanto profissionais quanto casuais, sabe, além de ser divertido você fazer ali o que você gosta, ainda é o sonho e trabalho de muitas pessoas. Os E-Sports e os jogos em geral, hoje em dia eles são muito necessários, e assim como eles me ajudaram, com certeza já ajudaram muita gente por ai.
Disse o streamer e pro-player de Call of Duty, Stolen, sobre o cenário de E-Sports.
Alguns cenários de E-Sports: League of Legends
Com esse aumento na cenas dos jogos, muitos novos games competitivos começaram a aparecer, trazendo diversos campeonatos para somar a área. Porém não foram apenas as novas competições que se destacaram, torneios e games que já se transmitiam antes, se consolidaram ainda mais. Um ótimo exemplo é o League of Legends (LoL) que além de atrair ainda mais jogadores tanto profissionais quanto casuais, ainda conseguiu números incríveis em seu campeonato.
Com a volta do campeonato presencial, que havia sido paralisado desde 2020 devido à pandemia, o mundial de LoL, Worlds 2022, conseguiu um feito impressionante entre os E-Sports. O campeonato foi um dos mais assistidos da história dos jogos, e sua final foi a partida com mais espectadores de todos os tempos no cenário. A partida entre DRX e T1 chegou a ter mais de 5.1 milhões de pessoas conectadas simultâneas acompanhando a partida. A competição ainda contou com uma premiação de 1.6 milhões de dólares no total, sendo 490mil paro o primeiro colocado.
Vale ressaltar que o mundial de LoL, o Worlds 2023, acontece nos meses de Outubro e Novembro deste ano. O campeonato conta com a participação de 22 times de todo o mundo, incluindo o campeão do CBLOL quem acontece dia 9 de Setembro.
Counter Strike
Assim como o caso do LoL, muitos outros jogos tambem se destacaram ainda mais, como o clássico e aclamado Counter Strike (CS). Sendo um dos jogos mais jogados de todos os tempos, principalmente dentre os jogos online, o game cada vez mais, conta com novos jogadores. No inicio de 2023 a Valve, produtora do CS, testemunhou uma crescente de novos usuários a cada mes que se passava, fazendo o jogar bater números enormes.
No mês de março, foram registrados 1.5 milhões de jogadores simultâneos nos servidores do jogo. Já em maio foram contados 1.8 milhões de players jogando ao mesmo tempo, fazendo com quem o jogo seja o game que mais obteve jogadores simultâneos na historia dos jogos.
Muito desse aumento estrondoso e da busca pelo jogo são devidos a um anúncio feito pela empresa no inicio do ano. A Valve revelou que esta produzindo Counter Strike 2, o que atraiu muitas pessoas a jogar o ultimo jogo da franquia, CS:GO, ate lançar o novo. Vale destacar que o CS2 está previsto para lançar ainda esse ano, mas ainda não possui data definida.
Valorant
Sem dúvidas, o jogo do momento dentre os E-Sports e maior rival atual de CS por se tratar de outro FPS (First Person Shooter), é Valorant. O game da Riot Games, mesma produtora de LoL, chamou toda atenção quando foi lançado em junho de 2020. Sendo um dos jogos mais jogados na Steam no ano de 2022 e 2023, o game se encontra no seu melhor momento em números até então.
Atualmente esta acontecendo o campeonato mundial de Valorant, que esta programado para se encerrar Sábado, 26 de Agosto. O Valorant Champions 2023 conta com a participação de 16 equipes do mundo, com a Team Loud sendo a representante do Brasil. O Torneio ainda conta com uma premiação de 1 milhão de dolares para o primeiro colocado, e 2.25 milhões como premiação geral.
FIFA e Call of Duty
Existem ainda diversos jogos com importantes cenários profissionais no mercado de games e que atraem bastante novos e ou fieis jogadores. Como o FIFA da EA Games, sendo o maior jogo virtual de futebol do momento, o game conta com uma comunidade enorme e muito fiel a franquia. Principalmente com o mais novo jogo da franquia que agora mudou de nome e se chamará EA FC 24 que lança dia 27 de Setembro.
Outra franquia com enorme fanbase e que revolucionou mundo dos games quando lançada foi a Call of Duty, da Activision. O jogo além de vender milhões de copias todos anos com seus novos títulos anuais, ainda revolucionou o gênero Battle Royale com seu Call of Duty: Warzone. Embora tenha passado por altos e baixos, devido a problemas externos principalmente, o game quebrou inúmeros recordes desde seu lançamento em 2020.