- Não há conforto em ‘Abraço de Mãe’ - 1 de novembro de 2024
- Para a criançada: Festival comKids 2023 chega no Sesc Digital - 15 de agosto de 2023
- Cinema Documentário Brasileiro: cenário atual - 11 de agosto de 2023
O Sesc Digital começou a 14ª edição do Festival comKids nesta segunda-feira (14). Com foco no público infanto-juvenil, estão disponíveis 6 curtas-metragens que ficarão disponíveis na plataforma até dia 13 de setembro.
Os títulos que estão presentes na mostra são: “Raffi“, um curta educativo sobre a evolução da relação entre homens e cães; “Meu nome é Maalum“, que trata sobre racismo e ancestralidade; “Ciranda Feiticeira“, uma história de mãe e filha que estão inseridas no contexto da pesca de Itamaracá; “Tesouro Quilombola“, um documentário que retrata as brincadeiras das crianças do quilombo Gurupi-Ipiranga na Paraíba; “Kwat e Jaí“, sobre dois irmãos indígenas em busca de sua mãe; e “Tom Tamborim“, que tem um protagonista cujo o maior aliado é a música.
Enquanto alguns dos títulos podem ser encontrados no site, a parte competitiva do festival (chamada Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano) só esteve disponível até dia 13 de agosto de forma presencial em cinemas de São Paulo.
Sobre a importância de se ter contato com o cinema (principalmente independente) desde a infância, o cinéfilo e estudante de Jornalismo da UFG, João Vitor Pimentel, comenta que “desde cedo entender a pluralidade de obras de produções independentes é uma forma de educar, e até despertar o interesse da criança nesse mundo”. Além disso, ele ressalta como o festival pode trazer uma variedade de conteúdo educacional para as crianças.
Além da mostra, o Sesc Digital conta com um catálogo de filmes mais voltados ao público adulto, com o Cinema #EmCasaComSesc, que promove um rodízio semanal de produções e que em muitas vezes inclui clássicos. O CineSesc também divulga com frequência cursos online voltados para o audiovisual em seu Instagram.