Tempo de leitura: 2 min
Foto: CUT – GO

No último sábado (12) aconteceu o 16° Congresso Estadual da CUT Goiás (Central Única dos Trabalhadores) no auditório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que elegeu uma nova presidência e definiu as estratégias para os próximos anos dentro do novo governo para, por exemplo, defender a democracia, a classe dos trabalhadores e as universidades públicas.

O plano de lutas foi aprovado por delegados e delegadas do estado e pautas específicas como o fortalecimento da luta contra as privatizações foram discutidas.

Quem se despediu da direção da CUT-GO foi a deputada Bia de Lima (PT), que será sucedida por Flávio Silva e que ressaltou em seu discurso a dificuldade em lutar pelos direitos trabalhistas nos últimos anos.

“Esses últimos anos foram bastante difíceis por todo o contexto político e dos retrocessos que sofremos, mas podemos dizer que das ruas não nos retiramos. Somos combativos e estamos sempre na defesa do nosso povo, o povo trabalhador desse país.”

Bia de Lima (PT)

Quem é Flávio Silva?

Foto: Nilma Ayumi / Adufg

O novo presidente da CUT, Flávio Silva, é diretor administrativo do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), doutor em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, docente da Escola de Agronomia da UFG e tesoureiro da Proifes-Federação.

“Tivemos seis anos de desgoverno, agora temos um governo que recebe os sindicatos e o presidente Lula enfatizou que devemos cobrá-lo das nossas demandas. Foram muitos ataques nos últimos anos, os trabalhadores perderam muito no Brasil. Podem contar comigo, vamos cuidar da CUT.”

Flávio Silva, presidente da CUT-GO

O mandato do professor, que afirmou em sua fala se sentir muito honrado com seu novo cargo, vale para o próximo quadriênio (2023-2027)

Além da votação, aconteceu também a homenagem do Congresso à jornalista Maísa Lima, irmã de Bia de Lima, que foi assessora de imprensa da CUT-GO por quase 10 anos e que faleceu no final do ano de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *