- ‘O Poço 2’ – Uma reflexão social - 7 de novembro de 2024
- Ansiedade e Depressão na Sociedade - 3 de outubro de 2024
- O Impacto das Redes Sociais na Construção da Opinião Pública - 12 de setembro de 2024
Devido a pandemia de Covid-19, todo o mundo passava a conhecer um novo estilo de vida, trata-se do home-office, traduzindo para português “trabalho em casa”.
De acordo com a pesquisa realizada pelo G1 o número de profissionais em home office no 3º trimestre deste ano estava em 6,53 milhões. O modelo de teletrabalho começou a ser usado nas escolas, trabalhos, faculdades e antes o que era conhecido por poucas pessoas ficou conhecido mundialmente devido à quarentena adotada para redução de infectados.
São inúmeros os benefícios que o home-office pode trazer, além da possibilidade de trabalho em casa, podendo garantir um aumento no tempo de descanso, possibilidade de realizar outras atividades nos horários em que antes se estava em deslocamentos, proximidade com a família.
Uma pesquisa recente revelou que a maioria dos funcionários, em diversos setores, expressou satisfação com a flexibilidade que o home-office proporcionou e ainda proporciona .
Isso inclui a economia de tempo e estresse associados ao deslocamento diário, bem como a possibilidade de conciliar o trabalho com outras responsabilidades pessoais.
O Home office, que surgiu como uma resposta à pandemia, agora está se enraizando como uma opção desejável para muitos, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de vida. A adaptação a essa nova realidade continua a evoluir, mas fica claro que o trabalho remoto veio para ficar, desempenhando um papel importante no pós-pandemia.
OPINIÕES DE PESSOAS SOBRE HOME OFFICE
De acordo com advogada Phara Duarte: ”Em muitos países, os direitos e deveres dos trabalhadores em regime de home office são semelhantes aos dos trabalhadores presenciais”. No entanto, pode haver algumas diferenças e considerações específicas para o trabalho remoto. Alguns pontos a serem observados incluem:
Direitos, a um ambiente de trabalho seguro em casa.
-Pausas e descansos regulares.
Receber pagamento adequado, incluindo horas extras, se aplicável.
Deveres; Cumprir as obrigações contratuais e cumprir prazos de trabalho.
– Manter a comunicação regular com o empregador e colegas.
-Seguir as políticas e diretrizes da empresa para segurança de dados e informações.
Para a estudante de psicologia Isabela Borges, de 22 anos, atualmente cursando na Universidade Facunicamps , no período pandêmico, a mesma precisou dar uma mudança bastante significativa na sua rotina, já que seu trabalho ficava próximo à faculdade onde a mesma estuda. ”Eu não gostei nada dessa mudança de trabalhar em Home office, pois estava acostumada com a minha rotina bastante corrida”
Para a estudante o principal fator para desejar voltar a trabalhar presencial foi a saudade do contato físico com as pessoas
” Eu sentia falta a interação com a equipe e a sinergia, do cotidiano de ter pessoas sempre comigo. Com o tempo que fui me sentindo sozinha isso abalou meu psicológico e minha produtividade caiu, sempre senti falta da minha equipe por isso preferi o isolamento apenas durante a fase de alto contágio, hoje já voltei com minha atividades normais”
De acordo com o Empresário Iltadeu Luiz de 43 anos, o trabalho em Home office impactou positivamente em sua vida.
O trabalho home office mudou totalmente minha rotina, inicialmente achava que não me adaptaria e teria muitas dificuldades, mas após a chance de poder trabalhar de casa pude perceber o quão bem me fez. Ter mais momentos de tranquilidade, estar perto da minha família, fugir do trânsito que deixa todos malucos (risos).
Acredito que o ser humano consiga ultrapassar seus limites quando precisa. E essa realidade nós forçou a conectar mais uns com os outros mesmo não estando próximos e nos ensinou a ouvir mais o outro. A partir disso conseguimos levar tudo mais tranquilamente.