A ONG de Mãos Dadas Pela Vida(MPV) promoveu no dia 14 de outubro mais uma ação especial em alusão ao Dia das Crianças. Mais de 200 crianças que são acompanhadas, por meio do projeto de assistência social “Apadrinhamento à Distância” e de outros projetos educativos e culturais, foram beneficiadas.
O presidente da ONG, Paolo Fernandi, conta que desde 2007 são feitas ações como esta, neste ano três festas recheadas de muita alegria, brincadeiras e presentes, foram realizadas. As atividades aconteceram todas no mesmo dia: a primeira na Escola Municipal Vovó Dulce no Jardim das Oliveiras; a segunda no bairro Flôr de Ipê; e a terceira foi realizada no bairro Nova Morada. “Em todas as festas teve lanche e muita alegria… é um trabalho gratificante.. é uma missão de vida” conta Paolo.
Para fazer a alegria das crianças, a ONG contou com o apoio da empresa Lubex, que patrocinou integralmente a primeira festa. O Centro Comunitário do bairro Flôr de Ipê e o Cartórios Pelo Bem Social colaboraram nas demais doando brinquedos recreativos, lanches e presentes para a criançada.
“Foi muito bom… eu fui, minha mãe, meus irmãos tudo foi, nossa meus irmãos gostou, foi muito bom… os brinquedos, as brincadeiras à vontade, teve diversão, as crianças se divertiu muito” conta Guia, moradora que participou da festa.
Voluntariado internacional
De Mãos Dadas Pela Vida (MPV) é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 2007 pelo Padre Corrado Vitali, no Jardim das Oliveiras, em Senador Canedo, que atende 183 famílias da região. A ONG promove gratuitamente com a ajuda de voluntários, e apoio da Arquidiocese de Goiânia e de Parma (Itália) projetos de assistência social, educativos, esportivos, culturais, de defesa do meio ambiente e de intercâmbio de voluntários com a Europa para mais de 600 crianças, principalmente na periferia goiana de Senador Canedo.
O maior projeto da ONG, tanto em investimento econômico, quanto em número de beneficiados, é o “Apadrinhamento á Distância”, onde as crianças e adolescentes mais carentes da região são apadrinhadas por um voluntário italiano. As famílias são escolhidas por meio de visitas e estudos de casos individualizados da situação de vulnerabilidade social. O projeto é realizado em colaboração com a CARITAS CHILDREN di Parma na escolha dos padrinhos.
Segundo o site da CARITAS CHILDREN, a associação recebe da ONG as informações obtidas sobre a situação dessas famílias e são disponibilizadas aos voluntários italianos, os quais escolhem alguma delas para apadrinhar e fazer doações de valores mensais. Esses valores são repassados pela MPV para o beneficiado por meio de cestas básicas, materiais escolares, medicamentos ou ajudas emergenciais.
Interessados em conhecer mais sobre os projetos ou contribuir com a MPV podem entrar em contato pelo site Www.demaosdadaspelavida.com ou pelo perfil no Instagram @mpv_org. Uma das próximas iniciativas da MPV será uma Colônia de Férias em janeiro de 2024.
- Reinventando-se aos 60 anos – desafios e recompensas de iniciar uma nova graduação - 12 de maio de 2024
- O Peso da Questão: Desafios do sobrepeso na sociedade moderna - 4 de maio de 2024
- DTM e Saúde Mental: a íntima relação entre a Disfunção Temporomandibular e o bem-estar psicológico - 9 de abril de 2024