Aprovação do Projeto ‘Escola em Ação’ em Goiás promove Atividades aos Finais de Semana para a Comunidade

A proposta busca fomentar atividades esportivas, recreativas e culturais para toda a comunidade, além de melhorar a qualidade de vida, principalmente nas escolas situadas em áreas de vulnerabilidade social com poucos espaços de lazer e cultura
out 30, 2023
Tempo de leitura: 5 min

No dia 17/10 foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás o projeto de lei nº 325/23, intitulado ‘Escola em Ação’ que incentiva a abertura das escolas da rede estadual de educação nos finais de semana, para a comunidade, promovendo a prática de esportes, atividades culturais e demais recreações.

O projeto inspirado em uma iniciativa do estado da Bahia com o mesmo nome, possui em Goiás, como autor da proposta, o Deputado Estadual Antônio Gomide (PT), que em entrevista ao Lab Notícias esclareceu do que se trata esse projeto e o que a população, juntamente com as instituições de ensino, podem esperar dessa iniciativa.

Lab Notícias: Como foi a idealização do projeto e o que o motivou?

Antônio Gomide: O que motivou o projeto foi exatamente a necessidade que o esporte tem nas cidades, e nós sabemos o quanto as políticas de incentivo ao esporte fazem a diferença no estado. É uma forma de levar alegria e lazer a população que realmente precisa, e responsabilizar o estado para criação de mais políticas públicas de incentivo ao esporte para população.

Lab Notícias: O senhor, deputado, vê uma falta de políticas públicas que, assim como esta, ofereçam lazer para a população periférica em Goiás?

A falta de políticas públicas como esta em Goiás, é uma realidade… O Governador no primeiro ano de sua gestão, em 2019, 2022 criou a secretaria mas não deu uma condição pra que se pudessem criar essas políticas públicas… E este ano da mesma forma, só está diminuindo o orçamento do esporte. É nítido a falta de planejamento de uma ação de atividade esportiva no estado”.

Lab Notícias: Acredita que ao ser colocado em prática esse projeto, as escolas estarão desempenhando um papel no desenvolvimento de hábitos saudáveis da população?

Antônio Gomide: Sim, eu acredito que o esporte faz a diferença na vida das pessoas, no o desenvolvimento de hábitos saudáveis da população. Mas obviamente, é necessário que o estado, o Governador, O Secretário do esporte, acredite nisso e faça com que a lei saia do papel e possa chegar aos nossos municípios, principalmente nas cidades que carecem de ginásios e mais áreas de lazer para a população.

Lab Notícias: Um relatório divulgado pela PNUD em 2017 mostrava que apenas 20,2% das escolas brasileiras abriam aos fins de semana para que a comunidade pudesse usar as instalações para a prática de atividades físicas e esportivas. De que forma busca manter o comprometimento das instituições de ensino e da comunidade para que o projeto permaneça ativo no máximo de escolas?

Antônio Gomide: Bom, a ideia do nosso projeto é fazer com que as praças sejam restabelecidas e fazer com que a escola que já possui Ginásios na sua estrutura, seja um espaço de recreação para a comunidade… Ao se fazer isso o comprometimento das instituições sérias e da sociedade é extremamente necessário, pois ao se abrir a porta de uma escola estamos gerando uma responsabilidade na sociedade em poder usar bem aquele espaço, em torná-lo um espaço responsável, tendo credibilidade de quê enquanto a comunidade está praticando esportes nesses locais, também o preserve e cuide daquilo que é o patrimônio público também.

Lab Notícias: Como o projeto ‘Escola em ação’ estabelece as responsabilidades da população, na questão de limpeza e preservação do ambiente escolar para recepção dos estudantes no período de aulas da semana?

Antônio Gomide: Essa questão da limpeza e preservação do ambiente escolar é importante, mas principalmente é sentir que os diretores das escolas, a sociedade, instituições sérias, associação de moradores ou cooperativa que esteja utilizando a escola para como espaço esportivo e cultural, tenha esse comprometimento de dialogar, preservar o espaço público, deixando-o limpo e estimulando a comunidade a participar dentro da escola, ou seja, tornar o ambiente mais sério e responsável para que se faça um bom uso.

Lab Notícias: Sobre as atividades físicas e culturais oferecidas nas instituições de ensino. A população juntamente com as instituições, poderão elaborar as recreações propostas para cada escola?

Antônio Gomide: A nossa intenção é que esse espaço seja democrático, e por meio de debates entre as instituições de ensino e a comunidade, reuniões e audiências públicas, se organizem. É preciso que seja elaborado por meio de festividades de datas comemorativas o que será realizado, e nada mais coerente do que democratizar esse espaço, mostrando assim a importância do diálogo para a realização de eventos culturais, esportivos ou religiosos nesses espaços.

Lab Notícias: Por fim, nos diga o que esperar desse projeto, em relação aos seus benefícios para a população?

Eu espero que esta iniciativa colabore para que o Governador, o Poder executivo, destrave, coloque como prioridade a política pública, e que o esporte seja verdadeiramente uma política que chegue aos municípios. Que a escola e o estado, se torne responsável por essas práticas culturais e de lazer, para uma melhor qualidade de vida da população goiana, pois a escola é um espaço fundamental para que possamos dar essa credibilidade. Espero que o nosso projeto possa ser uma iniciativa para que as nossa escolas dialoguem com a sociedade e assim nós possamos beneficiar a população de forma geral, oferecendo uma melhor qualidade de vida, principalmente para a população periférica que tanto carece de espaços gratuitos para se ter lazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *