Agricultura em destaque: método rotativo gera mais lucro que o tradicional

Sistema ILPF reduz os custos de produção para agricultores, aumenta bem-estar animal, e cultiva alimentos mais saudáveis.
Tempo de leitura: 1 min

Entre os anos de 2015 até 2021, houve aumento de 52% de áreas com Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) no Brasil. Na fazenda de Dona Isabina, em Mato Grosso, tiveram um lucro de R$ 230 em cada hectare de ILPF, enquanto as fazendas que não usavam esse método tinham o prejuízo de R$ 116. As vantagens de usar a ILPF são o menor risco econômico, o custo diminuto de produção e uma maior renda por área.

O apresentador do programa Mais Sertanejo e responsável por empresa de lacticínios, Reinaldo Oliveira explicou sobre a ILPF. É uma estratégia de produção sustentável: seu principal objetivo é realizar, de forma planejada, atividades agrícolas, florestais e pecuárias em uma mesma área. Além de otimizar o uso da terra e elevar a produtividade do pasto, o sistema também beneficia o bem-estar animal.

De acordo com o Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconómicos, ou IMB, Goiás é o quarto produtor de grãos com 22 milhões de toneladas, também é dono de um dos maiores rebanhos bovinos do país, porém, tem tido dias difíceis em razão do calor em excesso dos últimos dias.

Os animais e as pastagens precisam atender às demandas dentro dos limites, esse excesso do calor retrocede o processo.

Diz Reinaldo Oliveira.

Os cuidados com a produção durante a época do calor são redobrados, mas com as chuvas de fim de ano, o clima ameniza.

No site do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), são disponibilizados cursos sobre gestão de empresas rurais. Entre elas, cursos para por em prática o sistema de ILPF, todos de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *