- A festa maculada - 28 de novembro de 2024
- Venom3: Entre o Humor e o Exagero? - 7 de novembro de 2024
- O início da Era Filipe Luís - 3 de outubro de 2024
De acordo com a Polícia Civil de Goiás (PC-GO), em 2023, o Estado de Goiás tem sido tratado como referência nacional quando o assunto é segurança pública, em relação à criminalidade, cidades goianas apresentam reduções significativas no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período em 2022.
O Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística (IBGE) listou Goiás, que está em 8º lugar no ranking dos estados mais seguros. Goiânia aparece em 5º lugar dentre as cidades mais seguras do país com mais de 1 milhão de habitantes.
Para o Engenheiro Civil Alexandre Nascimento, cidadão residente no estado de Goiás desde 2017, é de extrema importância a segurança pública no Estado, pois, é responsabilidade do estado passar total segurança para que os cidadãos convivam, trabalhem, transitem, sem correr riscos relacionados a falta de segurança. “Para fortalecer ainda mais a segurança, os cidadãos devem cooperar com os órgãos competentes, respeitando as leis e denunciando quaisquer atos suspeitos para maior agilidade das autoridades responsáveis”.
Alexandre complementa falando como se sente em relação a segurança oferecida pelo Estado – “Me sinto bem tranquilo em relação à segurança em Goiânia, pois é notável a grande quantidade de viaturas policiais em todas as regiões da cidade, dando mais tranquilidade aos moradores”.
Dados da PC-GO informam que houve a diminuição de crimes violentos, como a redução de 12,3% no número de homicídios dolosos; 11,1% em feminicídios e 80% em latrocínio. No âmbito de crimes violentos contra o patrimônio, em 2023, a Segurança Pública zerou o número em 97 municípios goianos. O Governador Ronaldo Caiado comemorou a redução dos indicadores criminais – “A turma está trabalhando de manga-arregaçada, e está trabalhando para valer! Meus cumprimentos “, elogiou.
A Polícia Militar de Goiás (PM-GO), além de promover a segurança, também desenvolve a iniciativa de participar de projetos sociais e institucionais que visam promover uma conscientização da população, um desses projetos é o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, professores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.