Seja azul ou seja branco, o Roberto sempre vem

Assim como nas edições anteriores esse ano o cantor Roberto Carlos divide o palco com outros artistas, mesclando músicas da própria carreira e de seus convidados. 
dez 13, 2023 , ,
Tempo de leitura: 7 min

No próximo dia 22 vai ao ar na rede Globo “Eu ofereço flores”, programa Especial do cantor Roberto Carlos que gravado em 29 de novembro desse ano. O primeiro especial do cantor acorreu em 1974, há 49 anos.

Assim como nas edições anteriores ele dividirá o palco com outros artistas. Mesclando músicas da própria carreira e de seus convidados. 

Entre as atrações desse ano estão artistas da nova geração como as cantoras Ana Castela e Luisa Sonza. Além de reencontro com Fábio Júnior, com quem já apresentou alguns duetos. A participação do a artista goiano Paulo Vieira, da cidade de Trindade, também já está confirmada.

Com a “volta” do cantor e compositor no fim de ano da emissora voltam também ás redes sociais os memes e frases como por exemplo “Já descongelaram pro natal” e questionamentos como “Por que ele é rei?”.

Algumas celebridades são consideradas majestades em suas respectivas áreas. O rei do futebol, Pelé; a rainha dos baixinhos, Xuxa; o rei e a rainha do rock, Raul Seixas e Rita Lee…

Por que RC é considerado rei?

Bem, existem algumas razões para que ele seja considerado assim pelos fãs. No entanto não há uma resposta certa.

É por isso que especula-se quanto ao merecimento ou não do título.

O primeiro “porquê” do Roberto Carlos ser chamado de rei vem de sua “nomeação” de “rei da juventude”.

A coroação

Quem começou a chamá-lo assim foi o apresentador Chacrinha, no início dos anos 60.

Com direito a coroação realizada em seu programa no ano de 1966 e a coroa chegando á cabeça do novo “rei” pelas mãos de dona Lady Laura, sua mãe.

Lady Laura coroando o filho no programa do Chacrinha
FOTO: reprodução

Abelardo Barbosa, o Chacrinha, deu o apelido a Roberto Carlos porque ele fazia muito sucesso entre as moças e rapazes da época porque além de cantor e compositor, sendo um dos líderes da Jovem Guarda, Roberto também atuava em filmes. 

Roberto e Chacrinha, 1966
FOTO: divulgação

Com o passar dos anos, o rei da juventude passou a ser o “rei”. E o seu reinado ganhou também outros significados. Roberto Carlos é o artista brasileiro que mais vendeu discos, algo em torno de 120 milhões de cópias.

Portanto , mais que o dobro do segundo colocado da lista, a dupla Tonico e Tinoco, com mais de 50 milhões de discos vendidos.

Roberto, o rei da juventude.
FOTO: reprodução

Roberto também é um dos artistas brasileiros que mais fez parte de trilha sonora de novelas.

Com sucessos mais recentes como “Sereia” na novela A força do querer e “Esse cara sou eu” em Salve Jorge. Sendo que o disco da segunda ficou entre os 20 mais vendidos de todos os tempos no Brasil, alcançando 2 milhões de cópias.

CD Esse cara sou eu.
FOTO: reprodução

Faixas:

Eu ofereço flores

Eventualmente Roberto Carlos lança uma música inédita para o especial.

Na edição de 2016 lançou uma música com Jennifer Lopez.

Na época, a artista de fama internacional deu entrevista contando ser fã de Roberto e agradecendo porque ele a convidou para gravar “Chegaste”.

É uma grande honra para mim trabalhar com o rei, de verdade. É algo que eu nunca imaginei em minha vida[…] Me sinto como estivesse num sonho.

No especial de natal desse ano o rei apresentará sua nova canção “Eu ofereço flores”, que ele fez aos fãs como agradecimento e trará também uma música com tema ambiental de nome “Amazônia”, que diz que a natureza dá “terríveis sinais de alerta”. Entre as décadas de 70 e 80, Roberto, ao lado de Erasmo Carlos, escreveu sobre a destruição do meio ambiente, como nessa música de 1989, que ele gravou para o especial desse ano; e o clássico “As baleias”.

Imagens da gravação do Especial 2023 publicadas no perfil oficial do artista.

Além dos temas de novelas, os sucessos da Jovem Guarda ao lado de Erasmo e Vanderleia, as músicas sobre amor e sobre a natureza, a “realeza” dada por Chacrinha, Roberto também é muito lembrado pelas canções religiosas como “Nossa Senhora” e “Jesus Cristo”.

Existem muitas críticas e questionamentos sobre o porque chamá-lo de rei.

No entanto é praticamente impossível encontrar alguém que não conheça pelo menos uma música do Roberto Carlos ainda que seja na voz de outros artistas.

Músicas do Roberto que eventualmente você conheça

Roberto Carlos caracterizado de Papai Noel para o Especial de 1976. FOTO: reprodução

Show do Roberto Carlos em Aparecida de Goiânia, em 2023. FOTO: Francisca Patrícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *