- POBRES CRIATURAS: Um filme sobre como o conhecimento pode ser libertador - 11 de agosto de 2024
- NOSSO LAR 2: Filme baseado na obra de Chico Xavier volta aos cinemas - 24 de janeiro de 2024
- Seja azul ou seja branco, o Roberto sempre vem - 13 de dezembro de 2023
No próximo dia 22 vai ao ar na rede Globo “Eu ofereço flores”, programa Especial do cantor Roberto Carlos que gravado em 29 de novembro desse ano. O primeiro especial do cantor acorreu em 1974, há 49 anos.
Assim como nas edições anteriores ele dividirá o palco com outros artistas. Mesclando músicas da própria carreira e de seus convidados.
Entre as atrações desse ano estão artistas da nova geração como as cantoras Ana Castela e Luisa Sonza. Além de reencontro com Fábio Júnior, com quem já apresentou alguns duetos. A participação do a artista goiano Paulo Vieira, da cidade de Trindade, também já está confirmada.
Com a “volta” do cantor e compositor no fim de ano da emissora voltam também ás redes sociais os memes e frases como por exemplo “Já descongelaram pro natal” e questionamentos como “Por que ele é rei?”.
Algumas celebridades são consideradas majestades em suas respectivas áreas. O rei do futebol, Pelé; a rainha dos baixinhos, Xuxa; o rei e a rainha do rock, Raul Seixas e Rita Lee…
Por que RC é considerado rei?
Bem, existem algumas razões para que ele seja considerado assim pelos fãs. No entanto não há uma resposta certa.
É por isso que especula-se quanto ao merecimento ou não do título.
O primeiro “porquê” do Roberto Carlos ser chamado de rei vem de sua “nomeação” de “rei da juventude”.
A coroação
Quem começou a chamá-lo assim foi o apresentador Chacrinha, no início dos anos 60.
Com direito a coroação realizada em seu programa no ano de 1966 e a coroa chegando á cabeça do novo “rei” pelas mãos de dona Lady Laura, sua mãe.
Abelardo Barbosa, o Chacrinha, deu o apelido a Roberto Carlos porque ele fazia muito sucesso entre as moças e rapazes da época porque além de cantor e compositor, sendo um dos líderes da Jovem Guarda, Roberto também atuava em filmes.
Com o passar dos anos, o rei da juventude passou a ser o “rei”. E o seu reinado ganhou também outros significados. Roberto Carlos é o artista brasileiro que mais vendeu discos, algo em torno de 120 milhões de cópias.
Portanto , mais que o dobro do segundo colocado da lista, a dupla Tonico e Tinoco, com mais de 50 milhões de discos vendidos.
Roberto também é um dos artistas brasileiros que mais fez parte de trilha sonora de novelas.
Com sucessos mais recentes como “Sereia” na novela A força do querer e “Esse cara sou eu” em Salve Jorge. Sendo que o disco da segunda ficou entre os 20 mais vendidos de todos os tempos no Brasil, alcançando 2 milhões de cópias.
Faixas:
Eu ofereço flores
Eventualmente Roberto Carlos lança uma música inédita para o especial.
Na edição de 2016 lançou uma música com Jennifer Lopez.
Na época, a artista de fama internacional deu entrevista contando ser fã de Roberto e agradecendo porque ele a convidou para gravar “Chegaste”.
É uma grande honra para mim trabalhar com o rei, de verdade. É algo que eu nunca imaginei em minha vida[…] Me sinto como estivesse num sonho.
No especial de natal desse ano o rei apresentará sua nova canção “Eu ofereço flores”, que ele fez aos fãs como agradecimento e trará também uma música com tema ambiental de nome “Amazônia”, que diz que a natureza dá “terríveis sinais de alerta”. Entre as décadas de 70 e 80, Roberto, ao lado de Erasmo Carlos, escreveu sobre a destruição do meio ambiente, como nessa música de 1989, que ele gravou para o especial desse ano; e o clássico “As baleias”.
Imagens da gravação do Especial 2023 publicadas no perfil oficial do artista.
Além dos temas de novelas, os sucessos da Jovem Guarda ao lado de Erasmo e Vanderleia, as músicas sobre amor e sobre a natureza, a “realeza” dada por Chacrinha, Roberto também é muito lembrado pelas canções religiosas como “Nossa Senhora” e “Jesus Cristo”.
Existem muitas críticas e questionamentos sobre o porque chamá-lo de rei.
No entanto é praticamente impossível encontrar alguém que não conheça pelo menos uma música do Roberto Carlos ainda que seja na voz de outros artistas.
Músicas do Roberto que eventualmente você conheça
- Elis Regina – As curvas da estrada de Santos
- Bruno e Marrone – Cavalgada
- Cláudia Leite – Amor Perfeito
- Jota Quest – Além do Horizonte
- Titãs – É preciso saber viver
- Marília Mendonça – Café da manhã
- Sandy e Júnior – Splish splash
- Skank – É proibido fumar
- Vanessa da Mata – Nossa canção
- Rita Lee – Papai me empresta o carro
- Daniela Mercury – Como vai você
- Marina Elali – Você
- Maria Bethânia – Fera ferida
- Gal Costa – Meu nome é Gal
Show do Roberto Carlos em Aparecida de Goiânia, em 2023. FOTO: Francisca Patrícia