- A mente que Voa parada no lugar - 28 de novembro de 2024
- ‘Agatha all Along’: Nova série da Marvel é lacração ou inclusão? - 7 de novembro de 2024
- O CenárioEsportivo em Goiânia no més de Outubro - 3 de outubro de 2024
O rádio, conforme a mídia e a opinião pública, chegou perto da extinção diversas vezes, mas tem desempenhado um papel crucial na vida das pessoas há décadas. Busca ganhar força na era digital, o rádio tem sido uma fonte vital de entretenimento e informação para a população goiana. Para entender melhor o cenário deste meio de comunicação, em entrevista ao Lab. Notícias, Álvaro Cardoso, radialista da Rádio Rock, apresentador do programa Alfritos, nos relatou sobre o cenário da rádio em Goiânia e o crescimento dos ouvintes da rádio rock.
O rádio é um meio analógico que tem sobrevivido nos meios digitais. As pessoas que ouvem rádio aumentaram desde 2020, acredito que a pandemia tem aumentado os ouvintes por ficarem em casa. A rádio é um veículo de massa que atinge vários públicos.
Álvaro Cardoso- Radio Rock
E o repórter do Lab. A notícia comentou sobre o rumor do fim da rádio.Tem surgido desde a criação da televisão e agora, com o surgimento da Internet e de plataformas como o Spotify, se a rádio se sente ameaçada? e a resposta do Álvaro foi:
A rádio tem se adaptado bastante com a nova tecnologia que vem se renovando a cada passo, e temos que mudar as nossas estratégias e usar os novos meios como extensão do rádio, e ela tem trazido o seu conteúdo para o Instagram e outros meios. E acredito que a rádio não vai morrer, pois ainda consegue ser companhia, pois cada programa tem a sua aproximação, desde as declarações e até a dedicação que ele traz, entregando sua sintonia com ouvinte.
Alvaro Radio rock
Perguntando se a nova geração ouve rádio e como você tem recebido os novos ouvintes. Ele respondeu que fica emocionado ao ver crianças ouvindo o seu programa, que elas têm procurado estilo antigo e a rádio tem sido uma porta de entrada para elas se conhecer.
O Estilo predominante da Radio Rock
A rádio em que Alvaro trabalha é focada em um estilo de música, tendo uma linha editorial mais livre e jovial, buscando trazer o rock para a nova geração. O apresentador do programa Hora dos Alfritos fala como foi trazer a rádio rock para Goiás e os desafios enfrentados.
No início, tivemos dificuldade em trazer uma rádio focada em rock, pois quando a ideia surgiu, achamos impossível, pois em Goiânia só tinha sertanejo e achávamos que o rock na cidade não tinha público. Mas estávamos enganados, pois foi e ainda é um sucesso entre o público, e no mês de março fazemos 5 anos. E uma das minhas bandas favoritas que toca na radio em que eu trabalho é Red Hot Chili Peppers.
Alvaro Cardoso-Radio Rock
Alvaro além de trabalhar, ele gosta do que faz e as músicas que ele toca em seu programa fazem parte da história e da vida do apresentador.
Rádio Rock foi uma emissora que se originou em São Paulo, onde é o local de sua sede, fundada em 1985. E veio para Goiânia em 2019, na qual cresceu e tem trazido diversos ouvintes e movimentado o rock, dando visibilidade. O apresentador do programa faz um convite para conhecer o programa às 17h, na rádio 102,9 FM.