- ‘Bom dia, Verônica’: Série da Netflix retrata a realidade brasileira - 7 de novembro de 2024
- Feminicídio: Até quando? - 27 de outubro de 2024
- Mobilidade Urbana de Goiânia: Um desafio nas ruas da capital - 3 de outubro de 2024
Renata Salviano, assessora de comunicação, graduada em relações públicas no ano de 2017, pela universidade federal de goiás , conta ao Lab Notícias quais são os desafios da profissão
O assessor ou assessora de comunicação tem o trabalho de fazer a ligação entre uma empresa (pública ou privada) e o público através da mídia. Isso significa que ele cuida da comunicação da empresa por meio de redes sociais ou comunicação interna em geral.
Isso inclui entender bem sobre o assessorado para promovê-lo, garantindo que a imagem seja positiva. O trabalho do assessor de comunicação não se resume apenas em lidar com a mídia, também envolve outras coisas importantes como: Produzir e editar conteúdo, dicas, consultoria, estratégia de marketing e muito mais. Normalmente, a equipe de assessoria é formada por pessoas que entendem de publicidade, jornalismo e relações públicas.
A entrevistada Renata Salviano, assessora de comunicação, revela ao Lab Notícias quais são os desafios e perspectivas da profissão.
LN: Por que você escolheu Relações públicas?
RENATA: Eu sempre tive facilidade, sempre fui muito comunicativa e já me imaginava formada em algo assim, fazendo publicidade, jornalismo ou algo relacionado a comunicação social. Pesquisei sobre a área de RP e descobri que é um profissional bem dinâmico que atua desde assessoria a eventos e áreas focadas em marketing, branding, então dá pra transitar em qualquer uma das áreas de conhecimento.
LN: Qual foi o seu maior desafio na área de comunicação?
RENATA: Me adaptar às mudanças e exigências do mercado, atualmente é exigido um profissional cada vez mais completo, e o assessor vive um dilema entre focar em uma área específica ou ser multitask (Realizar várias tarefas), justamente o que o mercado exige, então muita das vezes surge a dúvida, se fazemos ou não de tudo um pouco, porém o medo de não fazer tudo direito, é um grande desafio.
LN: O que o curso de RP agregou à sua vida?
RENATA: Eu penso da seguinte forma, mesmo que um dia eu decida mudar de profissão ou de área de atuação, o curso que eu fiz foi Relações Públicas, é um curso de comunicação, então um estudante de comunicação, por mais que um dia ele queira mudar de carreira ou de área, ele vai ter uma boa base, porque atualmente tudo que a gente vai faz precisa se comunicar bem, de se dar bem com as pessoas, de saber vender a sua imagem pessoal, o seu produto e isso nós como comunicadores já saímos da faculdade com a base excelente, então é algo que agregou profissionalmente, pessoalmente também, porque eu me desenvolvi muito e vai servir para mim para o resto da vida.
LN: Qual seu conselho para os estudantes de Comunicação Social ?
RENATA: Enquanto estiverem na graduação, busquem algo que vocês gostem, uma monitoria, um projeto de pesquisa, para vocês já irem se aprofundando naquilo que vocês se identificam, até para descobrir algumas oportunidades no mercado e quando se formarem ou até antes vocês já saberem ao certo aquilo que vocês querem, porque às vezes a gente deixa as oportunidades e passarem, e toda a universidade é cheia de muitas oportunidades, principalmente em projetos de extensão, então busquem algo nesse sentido.