- ‘O Poço 2’ – Uma reflexão social - 7 de novembro de 2024
- Ansiedade e Depressão na Sociedade - 3 de outubro de 2024
- O Impacto das Redes Sociais na Construção da Opinião Pública - 12 de setembro de 2024
A Vida do atleta vai além de subir no palco de uma competição.
No mundo do fisiculturismo, os limites do corpo são desafiados e a busca pela perfeição física é uma jornada exaustiva e intensa. Os fisiculturistas dedicam suas vidas ao treinamento rigoroso, dieta disciplinada e uma mentalidade de querer sempre se superar a cada dia.
Desde a adolescência até a idade adulta, os fisiculturistas seguem rotinas intensas de treinamento. Esses atletas vivem de competições, passam horas aperfeiçoando seus músculos, e afinando sua simetria e definição, pois afinal de contas na competição cada detalhe leva pontuação.
Em entrevista com o atleta Henrique Pereira, de 33 anos, que já esta nesse mundo do fisiculturismo há 10 anos, relata que isso sempre foi um sonho de infância, logo na adolescência deu inicio aos treinos e a competições de acordo com as categorias de idade.
“O mundo do fisiculturismo é fascinante, mas também é muito desafiador… cada vez que chega perto de competir a adrenalina vai nas alturas, o coração dispara, é sempre como se fosse a primeira vez” relata o atleta.
Além da competição, vale ressaltar sobre os cuidados que devem ser tomados com a saúde. A nutricionista Larissa Vanderlei, relata que é fundamental seguir sempre a orientação de um nutricionista e também de um medico no qual pode estar auxiliando melhor em casos de uso de anabolizantes.
O papel do nutricionista é de ajudar a criar um plano alimentar personalizado para atender às necessidades específicas de um fisiculturista, como a ingestão adequada de proteínas, carboidratos e gorduras para promover o crescimento muscular e a recuperação. Além disso, um nutricionista pode fornecer orientação sobre suplementos alimentares, garantindo que sejam seguros e eficazes. Eles também podem ajudar a otimizar a composição corporal, reduzindo a gordura corporal enquanto mantêm a massa muscular magra.
Os atletas precisam estar evoluindo constantemente para as competições, e para isso buscam opções nas quais são consideradas “mais rápidas” para manter o físico em perfeição. Esteróides anabolizantes androgênicos são substâncias químicas derivadas da testosterona. Seu uso no esporte tem a finalidade de melhorar o rendimento bem como a composição corporal, aumentando a massa muscular e ajudando na queima de gordura. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/62787.
O medico Dr Geraldo, endocrinologista esportivo relata que a procura por orientação de uso de anabolizantes esta cada vez maior. Um endocrinologista pode ajudar a identificar e tratar quaisquer efeitos colaterais adversos associados ao uso de anabolizantes, como alterações nos níveis de colesterol, pressão arterial elevada e disfunção hepática. ” A supervisão de um endocrinologista é crucial para garantir que o uso de anabolizantes seja o mais seguro possível e para proteger a saúde a longo prazo do atleta”
No geral, a vida de um fisiculturista é dedicada à busca da excelência física e ao aprimoramento constante de seu corpo e mente, enquanto buscam alcançar seus objetivos pessoais no esporte.