- A importância das festas juninas no fomento à economia e à cultura brasileira - 10 de junho de 2024
- “Estar em uma profissão onde não se vê muitas mulheres é levar igualdade”, diz Déborah Ribeiro, que realizou o sonho de ser motorista do transporte coletivo - 13 de maio de 2024
- Clínicas-escola contribuem para tornar o Brasil um dos melhores formadores de cirurgiões-dentistas do mundo” - 29 de abril de 2024
Com o advento do mês de junho, o comércio, as escolas, órgãos públicos e privados costumam entrar em clima de festa junina, funcionários à caráter, decorações temáticas e os famosos arraiás com comidas típicas entram no cotidiano da população.
As festas juninas se tornaram uma famosa tradição brasileira desde o século XVI, época em que os colonizadores trouxeram a cultura europeia para as terras do pau-brasil. Com o tempo a tradição foi ganhando cada vez mais espaço, miscigenando influências indígenas e africanas, e com o passar dos anos a famosa tradição foi ganhando cada vez mais espaço, fortalecendo laços culturais e dando e melhorando a economia.
O contador Daniel Moura afirma que as festas juninas são de extrema importância para a economia do Brasil. “Elas contribuem em todas as áreas e pontas da população. As escolas, particulares ou públicas promovem esse tipo de festa e arrecadam para alguma demandada estrutural, ou até mesmo para injetar o recurso em ensinamento para os alunos”, disse. Ainda segundo Daniel, as festividades atingem toda a cadeia populacional .”Ao iniciar essas festas precisamos contratar mão de obra, comprar produtos para confecção tanto para decoração quanto comida, precisamos divulgar através de redes sociais, carros de som, e dependendo da estrutura até contratar equipes profissionais de quadrilha”, acrescentou.
Daniel acredita ainda que a tradição é importante para a manutenção da economia brasileira por que retratam nosso folclore e costumes rurais. Segundo ele, mesmo tendo uma ascensão, a tradição se abala por falta de reconhecimento e valorização. “Nos dias atuais esses costumes são esquecidos e pouco valorizados pelo poder público e até mesmo pela população de capitais e cidades metropolitanas”, concluiu.
Embora as festas juninas sejam celebradas em todo o Brasil, elas têm um significado especial em algumas regiões, como no Nordeste, onde têm uma importância culutural comparada ao carnaval. Esta região se destaca por suas celebrações exuberantes e pela autenticidade com que mantêm tradições como as quadrilhas, o forró, e a culinária típica.
A produtora cultural Carmelita Gomes acredita que ser importante as festas juninas serem inclusivas e acessíveis a todos. “Isso significa promover eventos que sejam acessíveis para pessoas com deficiência, que considerem a diversidade cultural e socioeconômica, e que incentivem a participação de toda a comunidade.”, disse. Ainda para a produtora, essa é uma tradição muito importante e que precisa continuar viva. “Como agente cultural, meu papel é promover, apoiar e garantir que essas tradições continuem a prosperar, contribuindo para uma sociedade mais rica culturalmente e unida. Através do apoio às festas juninas, fortalecemos nossa identidade cultural e promovemos um ambiente de respeito, alegria e convivência.”, concluiu.
As festas juninas têm uma origem pagã, mas foram cristianizadas e dedicadas a santos populares da Igreja Católica, como São João, Santo Antônio e São Pedro. Embora muitos aspectos das festividades sejam de séculos passados, a devoção e as tradições religiosas ainda são parte integral das comemorações.
A controladoria jurídica Roberta Stippe diz amar as festividades pela rica cultura e variedade culinária, disse também que já frequentou mais em outras ocasiões. “Já fui de ir em todas que apareciam, hoje em dia vou em 2 no máximo”, explicou.
As comemorações são ainda palco para a criatividade e expressão artística. As quadrilhas, em particular, envolvem ensaios e coreografias elaboradas, vestimentas coloridas e música ao vivo, incentivando a participação de todas as faixas etárias.
Nas redes sociais, internautas comemoram a chegada de junho e dizem estar ansiosos. “Acabei de lembrar que essa semana começam as festas juninas aqui da região onde eu moro, tô muito ansiosa para brincar nos brinquedos e comer, eu amo essa época.” comentou uma usuária.
“Hyunjin já tá ansioso pra festa junina, me confirmou hoje que vem pro Brasil só pra comer paçoca e dançar quadrilha.”, comentou outra internauta.
“Nesse sábado vai rolar a primeira apresentação da quadrilha junina que eu participo aii to ansioso, mas vamos servir coreografia.”, publicou outro usuário.
Cada vez mais as festas juninas ganham espaço e continuam evoluindo, integrando elementos modernos sem perder as raízes tradicionais. Grandes festas são organizadas em cidades de todo o país, atraindo turistas e envolvendo a participação de milhares de pessoas.