Tempo de leitura: 2 min

Com temperaturas 1,58°C acima da era pré-industrial, cientistas alertam para as consequências das mudanças climáticas

De acordo com o Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas (C3S), operado pelo Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Alcance, os últimos 12 meses, entre abril de 2023 e março de 2024, foram oficialmente os mais quentes da história. Nesse último ano, a Terra uma temperatura média global 0,70°C acima da média de 1991-2020 e 1,58°C acima da era pré-industrial.

A temperatura média global em 2023 foi de 14,98°C, superando o recorde anterior de 2016 por 0,17°C. Além disso, maio de 2024 se consolidou como o 11º mês consecutivo com temperaturas superiores a 1,5°C em relação à era pré-industrial. Cientistas alertam que 2024 tem 66% de chance de ser o ano mais quente já registrado, e 99% de chance de ser o segundo mais quente.

O calor recorde registrado contribuiu significativamente para uma série de eventos climáticos extremos no Brasil e ao redor do mundo, incluindo secas, inundações e ondas de calor.

O aumento do nível do mar é outra consequência direta do aquecimento global, ameaçando cidades costeiras e ilhas ao redor do mundo. Além disso, a perda da biodiversidade está colocando em risco diversas espécies de plantas e animais, causando efeitos negativos sobre os ecossistemas naturais e a qualidade de vida humana.

Os cientistas apontam que é necessário reduzir as emissões de gases de efeito estufa para evitar os piores impactos da crise climática. Além disso, cada pessoa também pode contribuir para uma melhora das mudanças climáticas através de pequenas ações diárias, como reduzir o consumo de energia, optar por meios de transporte sustentáveis, fazer reciclagem, entre outros fatores que irão ajudar o meio ambiente e o planeta Terra.

Dados e Fontes:
Copernicus: https://climate.copernicus.eu/
NASA: https://science.nasa.gov/climate-change/
NOAA: https://www.noaa.gov/climate
IPCC: https://www.ipcc.ch/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *