- Exposição na Vila Cultural Cora Coralina apresenta obras de novos artistas goianos - 2 de fevereiro de 2023
- Como o ambiente influencia o desenvolvimento da Obesidade Infantil - 20 de janeiro de 2023
- “A gente tá seguindo uma raiz e queremos deixar isso para a eternidade”, Américo Poteiro mostra as matérias vivas das obras de sua família - 1 de dezembro de 2022
A Obesidade Infantil já se tornou um grande problema de saúde pública, afetando cerca de 379 milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo, colocando em questão os motivos do alto crescimento da doença em crianças e adolescentes.
Causas
É comum associarem a obesidade com a falta de exercício físico, no entanto essa doença possui diversos fatores que influenciam seu aparecimento.
“A obesidade é uma doença multifatorial, então além do estilo de vida, a genética influencia muito no aparecimento da obesidade” pontua a nutricionista Dra. Roberta Sena Reis, docente de nutrição pela UFG.
“Embora haja predisposição genética, se o adolescente ou criança estiverem inseridos em um ambiente obesogênico, ou seja, aqueles ambientes em que favorecem práticas não-saudáveis, o crescimento dos índices de obesidade infantil não seriam tão altos” acrescenta a nutricionista.
Os ambientes obesogênicos afetam ainda mais as crianças e os adolescentes por estarem em fase de crescimento e serem bastante influenciáveis quanto ao meio em que vivem. Não é incomum ver famílias comprando fast-foods, comidas ultraprocessadas e com alto teor de gordura, ao invés de aderir a uma alimentação mais saudável.
Obesidade e saúde mental
“Falta de exercício físico, hábitos alimentares pouco saudáveis, sono insuficiente, estresse e aumento do tempo de tela podem aumentar o Índice de Massa Corpórea (IMC)