- Dia do Patrimônio Histórico: Entenda como funciona a preservação da memória de um povo - 11 de agosto de 2023
- Pobreza Menstrual no Brasil: o caminho para a garantia de dignidade - 7 de julho de 2023
- Valorant Masters 2023: LOUD estreia nos playoffs com derrota - 16 de junho de 2023
A Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás, lançará no dia 5 de junho a 5ª edição do Projeto Virada Ambiental, uma iniciativa que visa promover a conscientização e a preservação ambiental entre estudantes, docentes e a comunidade em geral.
Como o Virada Ambiental começou
A origem do Virada Ambiental foi em um projeto interno da UFG chamado UFG Sustentável, no qual foi realizado um inventário das emissões de carbono provenientes das atividades da faculdade em 2018. Em 2019, os responsáveis pelo projeto decidiram realizar o plantio de espécies nativas do Cerrado para neutralizar os danos causados pela emissão de carbono. No mesmo ano, o projeto expandiu-se para além do âmbito acadêmico, convidando outros parceiros para participar do plantio.
Segundo o professor Emiliano, “Assim, compreendemos que seria interessante que cada município plantasse mil mudas de árvores para neutralizar parte das emissões de carbono decorrentes de suas atividades. Com isso, começamos a disseminar esse movimento por vários municípios do Estado, dando origem ao Virada Ambiental, que inicialmente era um projeto interno da UFG e hoje assumiu uma dimensão considerável.”
“A grande importância desse projeto é demonstrar que uma ação interna da universidade, proveniente do meio acadêmico, pode ter um impacto significativo na comunidade externa. Com exemplo, boa vontade e diálogo, podemos estabelecer excelentes parcerias e promover uma mudança no sentido de melhorar a qualidade ambiental do estado“,
afirmou Emiliano Godoi, coordenador do Virada.
Objetivos do Virada
Atualmente, o Virada Ambiental possui dois objetivos principais. O primeiro é difundir a ideia da necessidade de recomposição florestal em áreas de captação para abastecimento público e de preservação permanente, além de sensibilizar a população em relação aos serviços ambientais prestados pela natureza. O segundo objetivo, a partir de 2023, é capacitar os servidores públicos municipais nas áreas ambientais.
As expectativas para a 5ª edição do Virada Ambiental são alcançar 100% dos municípios goianos, pelo menos um município de cada estado do país e ampliar a participação de outros países.
Os frutos colhidos até o momento
Em quatro anos, o Virada já plantou mais de um milhão de mudas nativas dentro do estado de Goiás. Além de atuar em Goiás, o projeto também expandiu sua atuação para sete outros estados e quatro países. Essas conquistas só foram possíveis graças à participação de diversas instituições no projeto. Assim, o Virada conta com o apoio da UFG, da Alego, prefeituras e instituições parceiras em todo o estado de Goiás.
“Acompanhar o projeto saindo da área interna da UFG e alcançando todo o estado foi uma grande satisfação pessoal e profissional, com a expectativa de profissionais que atuam diretamente na área de extensão e visam alcançar a comunidade externa. Em um período tão curto de tempo, ter um projeto que atinge uma dimensão tão grande, com a participação de mais de 200 municípios goianos, é motivo de muito orgulho. Atualmente, o Virada Ambiental é o maior projeto de extensão da UFG.”
explicou Emiliano.
Lançamento da 5ª edição
O lançamento marca o início das atividades do projeto. O evento contará com a presença do professor Emiliano Godoi, representando a UFG, a Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e representantes das instituições parceiras.
O evento ocorrerá no dia 05/06 (segunda-feira) e contará com palestras de apresentação dos parceiros do Virada, exibição de documentário e exposições relacionadas à temática do cerrado. A programação completa está disponível no Instagram @viradaambiental.
O lançamento deste ano será realizado na sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, por iniciativa da deputada Rosângela Rezende (AGIR), responsável pela comissão. Segundo a deputada, “A escolha da Alego como local do evento visa potencializar os efeitos do projeto, não apenas em relação à conservação da vegetação do bioma, mas também ao aumento da qualidade ambiental no estado, que apresenta um dos maiores índices de desmatamento no Brasil.”
O Virada Ambiental é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas através do seguinte site: Virada Ambiental em Goiânia.
Serviço
Lançamento do Projeto Virada Ambiental 2023
Data: 05 de junho (segunda-feira)
Horário: 9h30
Local: Auditório Carlos Vieira, na Alego.
Inscrições: Virada Ambiental em Goiânia.