- Longlegs – Vínculo Mortal: Um suspense que mescla horror e investigação - 7 de novembro de 2024
- Câmara aprova projeto que proíbe o uso de celulares em escolas - 30 de outubro de 2024
- Casas de Apostas: A influência negativa no Brasil - 3 de outubro de 2024
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o turismo em Goiás está entre os que mais cresceram no país. O instituto indica um crescimento de 10,8% no turismo – no setor de serviços, aumento nas atividades para atender turistas foi de 5,2%, somente no primeiro trimestre de 2023. Goiás e Tocantins são dois dos estados que abrigam um palco de riquezas naturais que chamam a atenção e atraem turistas de todo o mundo.
O LN conversou com Rassan Solarevisky, que em seu mestrado analisou o turismo na região de negócios e tradições associado a Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Trindade. O professor comenta um pouco sobre a importância do turismo. “O turismo regional é vital, ele traz uma importância econômica e social, dando opções para aquelas pessoas fazerem uma pintura e vender, fazer castelinho de areia e vender aquilo para tirar uma foto. Então, o turismo gera uma economia, questões sociais, opções comerciais, e uma valorização regional. E consequentemente, também acrescenta cultura a todos, não só àquele que está prestando o serviço, mas também àquele que está indo até a região”.
Na pesquisa do IBGE o estado de Goiás se posicionou atrás apenas do Paraná, que registrou um aumento de 2,6%, superando Santa Catarina, que apresentou uma elevação de 1,1%. Quando contrastado com agosto de 2022, constatou-se um acréscimo de 2,1% no volume de serviços turísticos em Goiás. O setor turístico goiano acumula um crescimento de 3,6% ao longo do ano e de 3,3% nos últimos 12 meses.
Em entrevista à TV Brasil Central, o presidente da Agência Estadual de Turismo, Fabrício Amaral, afirma que “nosso Estado segue a tendência de crescimento do Turismo graças, principalmente, à promoção dos nossos destinos turísticos. Atualmente, contamos uma grande demanda, que foi reprimida durante a pandemia, e estamos preparados para receber bem o turista”.
Conforme dados da pesquisa Mensal de Serviços, divulgados pelo IBGE, a expectativa é que haja somente no setor de serviços de turismo mais de 50 mil vagas de emprego “Quando falos de turismo associamos a ideia de lazer, também tem o turismo de negócio, o de aventura, tem aqueles que procuram esportes radicais, ou por exemplo a eventos corporativos, eventos médicos, congressos’’, explica Rassan.
Entre os destinos mais visitados, está o Rio Araguaia, parques naturais, Anápolis; trilhas de longo curso, que engloba as históricas Cidade de Goiás, Corumbá de Goiás ,Pirenópolis, cachoeiras, que inclui, por exemplo, Jaraguá; grutas e cavernas, com destaque para Vila Propício e Alto Paraíso; praias doces, rios e lagos, com municípios como Uruaçu e Cocalzinho de Goiás; mirantes e turismo rural, entre outras alternativas.