- Entre a repressão e o cuidado: Estreia do documentário Artigo 28 - 24 de outubro de 2024
- Próxima edição do Baile Black já tem data confirmada - 4 de julho de 2024
- Motoristas do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia lutam para conseguir reajuste salarial - 16 de junho de 2023
A Escola Municipal Donata Monteiro Da Mota, no Setor Crimeia Leste, começou a partir desta segunda-feira (22), a operar em unidade revitalizada, mesmo com inauguração ocorrendo no início de julho deste ano.
Inaugurada em 1986, a escola leva o nome de Donata Monteiro da Mota, em homenagem a uma senhora, conhecida como Donatinha, que, apesar de não concluir os estudos, iniciou na década de 1960 a alfabetização dos filhos e das crianças que moravam na região.
foto: SECOM
O prédio passou por reformas iniciadas em 2014 e finalizadas somente em 2022 e, ao longo desse período, enfrentou duas paralisações, sendo a mais recente em 2020.
Os valores
O contrato de locação do imóvel contava com o valor mensal de 26,3 mil reais mensais e mesmo assim mantinha os alunos e professores em condições instáveis durante esse período. O processo de reconstrução passou por readequação da parte elétrica, troca de telhado, troca de janelas e portas de salas e banheiro.
A SME informa que os recursos vieram do projeto Escola Viva e a Prefeitura destaca nos informativos que o total investido para a reforma de todas as unidades da rede municipal em 2022 é algo em torno de 33 milhões de reais.
Apesar dos gastos e do tempo de entrega, o prédio, que já recebe crianças nesta segunda-feira (22), permanece com serviços incompletos como o piso sem polimento, por exemplo.
A população
A jornalista e psicopedagoga Tetê Ribeiro comenta que “aquilo era horrível” se referindo à estrutura anterior das instalações da Escola Municipal Donata Monteiro Da Mota. Moradores da região afirmam que o espaço anterior “era muito menor do que o do prédio original e por conta disso o número de turmas foi diminuindo do ano passado pra cá”.
Atualmente o Donata passa a atender 630 alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, além de uma turma do ensino infantil e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) funcionando a noite.