Motoristas do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia lutam para conseguir reajuste salarial

Nessa sexta-feira (16) ocorreu uma audiência de mediação entre o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Goiânia (SET) e empresas
Tempo de leitura: 2 min

Existe a possibilidade de uma interrupção dos serviços de transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia nas próximas semanas. Por conta da falta de acordo entre os motoristas e os proprietários das empresas, especialmente em relação ao reajuste salarial, os trabalhadores afirmam que as negociações com os empresários, representados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Goiânia e Região Metropolitana (SET), não têm avançado conforme o esperado.

Hoje, no Ministério Público do Trabalho ocorreu uma audiência de mediação para decidir o futuro da categoria. Infrutífera, a audiência não alcançou o objetivo esperado, uma vez que as empresas não melhoraram as propostas em relação ao pagamento do reajuste.

O Ministério Público fez uma proposta de mediação sugestiva de 11% de reajuste linear, no entanto, uma nova data para a próxima audiência já foi confirmada para debater melhor o tema, no dia 26 de junho de 2023 às 9h da manhã no Ministério Publico do Trabalho.

Em relação a mobilização, é importante usar as mídias digitais, ir nos terminais, conversar com os companheiros, [usar] boletins e folhetos físicos do sindicato e da mesma forma [fazer o mesmo trabalho] com a população no geral para conseguir se comunicar com todos

Disse Nabson Santana Cunha, advogado, membro do concelho e um dos fundadores do SindColetivo.

Dependendo do que for decidido na audiência do próximo dia 23, a categoria pretende convocar uma assembleia para decidir os próximos passos da mobilização. Já que nenhuma data foi definida ainda além do dia 23, acompanhar a luta através de portais confiáveis será de suma importância para a população.

Alerta Geral – Sobre Greve

O próprio portal do sindicato alerta para a distribuição de panfletos apócrifos nos terminais, informando uma greve com data definida, o que não é verdade. O portal dará atualizações concretas acerca da luta política dos trabalhadores do transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia e você pode conferir essa e outras informações clicando aqui.

O audio que a reportagem recebeu das fontes para essa matéria foram transcritos por inteligência artificial.

One thought on “Motoristas do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia lutam para conseguir reajuste salarial”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *