- Permanência estudantil ainda é desafio para universitários da UFG - 25 de junho de 2026
- Inteligência artificial e eleições: a disputa por votos na era digital - 5 de junho de 2026
- Variante da COVID-19 tem 75 mutações e está presente em 23 países - 9 de abril de 2026
Políticas de cotas e programas específicos buscam garantir oportunidades para grupos historicamente sub-representados no ensino superior.
A Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolve políticas de ações afirmativas com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior e promover maior diversidade no ambiente acadêmico. Essas políticas beneficiam diferentes grupos sociais, incluindo estudantes de escolas públicas, pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
As ações afirmativas ganharam maior destaque nas universidades federais após a implementação da Lei de Cotas. Na UFG, além das vagas reservadas previstas pela legislação federal, existem iniciativas voltadas à inclusão e permanência dos estudantes. Entre elas está o Programa UFGInclui, que oferece oportunidades específicas para determinados grupos e contribui para a democratização do acesso à educação superior.
Além do ingresso, a permanência dos estudantes é um dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino. Por isso, programas de assistência estudantil, auxílios financeiros e ações de apoio acadêmico desempenham papel importante na trajetória universitária dos alunos beneficiados pelas ações afirmativas.
As ações afirmativas representam uma importante ferramenta de inclusão social e educacional. Ao ampliar oportunidades e promover a diversidade, essas políticas contribuem para tornar a universidade um espaço mais representativo da sociedade brasileira.
