Estudante da UFG cria sua própria loja de tênis e é exemplo de sucesso empreendedor, em Goiânia

Em entrevista exclusiva concedida ao Lab Notícias, Luis Felipe Santos conta como criou sua loja de tênis
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Foto: Loja Sanctosart

Assim como a maioria dos jovens brasileiros, o estudante de Design Gráfico, na UFG, Luis Felipe Santos, de 18 anos, começou a trabalhar logo cedo. Devido às dificuldades de ingressar no mercado de trabalho, ele resolveu criar, em 2020, a “Sanctosart”, uma loja de tênis situada na Avenida Bernardo Sayão, no Setor Fama, em Goiânia.

Eu estava precisando de dinheiro na época, lembro que minha família também estava precisando. Queria começar a trabalhar com alguma coisa, mas como eu não estava conseguindo emprego no Jovem Aprendiz, tive essa ideia de, eu mesmo, me contratar, contou Luis Felipe.

Para a loja sair do papel, o jovem contou com a ajuda dos familiares. O namorado da minha mãe me emprestou R$ 1000 para começar essa loja, tive esse investimento tanto em espécie, quanto em moral. Eles me apoiaram demais no começo da loja, pra mim começar a entender o ramo do trabalho, e também em dar valor as coisas, que não são fáceis.” Ele afirmou ainda que o investimento inicial da família deu super certo. Consegui voltar esse dinheiro pra eles, tá indo bem, graças a Deus!

Fornecedores dos produtos e problemas com os Correios

Foto: Loja Sanctosart

O empreendedor revelou que obteve ajuda de um grupo na internet, criado para ajudar pequenas empresas a começar seu próprio investimento. “Eles me deram contato de alguns fornecedores, uns ajudavam, outros nem tanto. Foi daí que conheci um fornecedor de São Paulo, ele entrou em contato comigo, trabalhei mais ou menos uns três meses com ele.” Logo após o encerramento do vínculo com esse provedor, Luis Felipe conheceu um fornecedor de tênis, amigo de sua família. “Ele mora lá em São Paulo, tem uma loja maior de tênis, se chama Rodrigo, fornece alguns tênis pra mim. Até hoje foi o único fornecedor que consegui ter uma estabilidade maior de tempo, já estou [com ele] há 2 anos.”

O tempo estimado para entrega dos produtos pelo fornecedor varia bastante. O produto chega mais ou menos em uns 30 dias. Quando tem algum problema com os Correios, demora muito, já peguei tênis com quase 2 meses de atraso. Inclusive, o jovem criticou bastante a forma com que os Correios estão o tratando. Não é culpa do fornecedor, nem minha, e sim dos próprios Correios. Eles não tem preocupação com o que entregam, se vai chegar na data certa ou não, só mandam do jeito que tá. Já recebi tênis até estragado, concluiu.

Devido a esses problemas citados por Luis Felipe, ele sempre procura uma resposta da empresa. “Quando demora demais um produto, abro uma ficha de reclamação com o código de rastreio e falo que tá demorando. Eu sempre reclamo, vou lá na agência dos Correios, em Goiânia, mas eles não fazem nada, ficam sempre a desejar.”

Como os produtos demoram um certo tempo para chegar em Goiânia, o jovem afirmou que nunca nenhum cliente reclamou. Nunca ocorreu porque eu sempre falo antes: ‘são produtos à entrega, são por encomenda’. Pode ser que algum ou outro atrase um pouco, mas sempre deixo avisado, bem antes, que isso pode ocorrer.” Estes atrasos fazem com que o empreendedor tenha que fazer alguns “agrados” ao cliente. Faço algum desconto quando atrasa, se passa do tempo que eu falei, tenho que pelo menos devolver parte do dinheiro pro cliente.”

Tipos de tênis da Sanctosart

Foto: Loja Sanctosart

Segundo o empreendedor, existe diversas opções de tênis na loja. Vendo tênis pra academia, esportes, lazer, pra sair com os amigos, ir num almoço de família. Sempre busco trazer o melhor material possível, com o melhor conforto nos pés.

Os preços dos tênis também foram revelados. O menor preço da minha loja é de R$ 60, que é um tênis de caminhada, bem acessível. O tênis mais caro é de R$ 300.”

Customização dos tênis

Foto: Loja Sanctosart

Existe também a customização que ele mesmo faz nos tênis. É o que mais sai na loja, é o grande diferencial. Essa customização funciona através das minhas habilidades artísticas, então sempre faço um rascunho pra ver como vai ficar, mostro pra pessoa, e assim que ela autoriza, eu começo a meter a mão na massa, pegando minhas tintas para tecidos, os sprays fixadores e as canetas coloridas.”

O tempo para ser feita uma customização varia entre os clientes. “Tem customizações que saem mais rápido, tem outras que são mais difíceis, então o tempo é prolongado. Depende do jeito que vai ser feito o trabalho, o tempo, e também o dinheiro. Ou seja, se a customização demora mais, tem muitos níveis de detalhes, que a pessoa quer fazer uma coisa mais bonita, pra usar todo dia, falo que é mais caro. Se for uma coisa simples, tipo um símbolo, vai sair mais barato.”

A importância das redes sociais da loja

Apesar da loja ter seu espaço físico, o empreendedor usa bastante as redes sociais para promover os produtos da loja. “Tenho um planejamento de publicar uns três posts por dia no Instagram, anunciando as coisas novas que vão ter na loja, ou tênis que vão entrar em reposição. Sempre coloco as promoções semanais nos stories e sempre atualizo os preços de acordo com o mercado. Busco dar a maior acessibilidade para o nosso comprador.”

Horários da loja

O jovem também destacou os horários em que a loja Sanctosart fica aberta, visto que ele estuda à tarde. Fico na loja das 8h até 11h30 da manhã. Faço as coisas do trabalho, mexo com encomenda ou customização, até dar o horário de voltar pra casa. À tarde, estudo, faço o curso de Design Gráfico, na UFG, das 14h até 17h40.”

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