Tempo de leitura: 3 min
Ronilma Pinheiro
Últimos posts por Ronilma Pinheiro (exibir todos)

Os pré-candidatos têm se movimentado em busca pelo apoio de lideranças, seja por meio das redes sociais ou de viagens

Desde o dia 20 de julho que os partidos vêm realizando convenções partidárias para deliberação sobre coligações. Mas só poderão de fato lançar as suas chapas, de forma oficial, depois do dia 5 de agosto. Então, até que isso seja possível, os pré-candidatos têm se movimentado em busca do apoio de lideranças, seja por meio das redes sociais ou de viagens.

Cerca de 8 pré-candidatos já manifestaram interesse em ser o próximo governador(a) de Goiás, são eles: Ronaldo Caiado (União Brasil), Gustavo Mendanha (Patriota), Marconi Perillo (PSDB), Major Vitor Hugo (PL), Wolmir Amado (PT), Edigar Diniz (Novo), Helga Martins (PCB), e Cíntia Dias (PSOL). Já o cargo do Senador Luiz Carlos do Campo, que recentemente anunciou a desistência da reeleição, está sendo bastante disputado: pelo menos 10 políticos pleiteiam o Senado. 

Principais Alianças e Embates

De acordo com o Jornal Opção, Marconi Perillo (PSDB) pode tentar uma possível aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT). Já o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e pré-candidato a Senador, Lissauer Vieira (PSD), apesar de seu discurso de compromisso com a base do governador, não nega flertes e aproximações com outras legendas. Com o afastamento de Caiado, João Campos (Republicanos) agora apoia Gustavo Mendanha (Patriota). Wilder Morais (PL), por sua vez, busca o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao lado de Major Vitor Hugo (PL).

O ex-presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Caiçara, Vanderlei Azevedo (PT), juntamente com Manu Jacob (PSOL) e Denise Carvalho (PCdoB), representam a Esquerda, na luta pelo Senado. Vale lembrar que as duas pré-candidatas a Senadoras, são as únicas mulheres na disputa.

Dificuldades e Vantagens dos Candidatos

Talvez o atual governador e que está em busca de uma reeleição, Ronaldo Caiado (União Brasil), seja um dos candidatos ao governo com mais vantagens, uma vez que ele venceu a última eleição no primeiro turno, com 60% dos votos válidos em Goiás, o equivalente a quase 1,8 milhão de votos. No entanto, de acordo com a CNN, um dos seus principais oponentes deve ser Marconi Perillo, do PSDB. Tendo em vista que ele já foi governador de Goiás durante quatro mandatos e também já foi senador, eleito em 2006 com 75% dos votos.

No entanto, a desvantagem de Perillo é que ele já foi diversas vezes investigado por suspeita de corrupção, chegando a ser preso em 2018. Marconi Ferreira Perillo Júnior tem 59 anos e é natural de Palmeiras de Goiás. Já Gustavo Mendanha (Patriota), assim como Caiado, também têm a opinião popular a seu favor. O pré-candidato a governador já foi prefeito de Aparecida de Goiânia duas vezes. E a sua reeleição em 2020 foi com 95,81% dos votos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *